Miranda do Douro: “Atravessando a Raia” até 8 de dezembro
Está a decorrer de 1 de novembro até 8 de dezembro, a II edição do projeto transfronteiriço “Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira”, uma iniciativa ibérica que pretende promover turisticamente as regiões raianas através da gastronomia, do património e da cultura.

O programa das jornadas combina gastronomia, cultura, turismo de natureza e visa dar a conhecer o património material e imaterial das regiões raianas de Portugal e de Espanha.
Na gastronomia, as jornadas decorrem em restaurantes de Bragança e da Guarda (Portugal) e nos restaurantes das províncias espanholas de Salamanca e Zamora. Em ambos os países, o público tem a oportunidade de degustar os pratos típicos de cada região, acompanhados pelos vinhos das denominações de origem Beira Interior, Trás-os-Montes, Arribes e Douro.
Entre as atividades culturais estão programados passeios transfronteiriços de moto “Cruzando a Raia, Rotas da Fronteira”, para conhecer os dois territórios raianos de Portugal e Espanha.
Na localidade de Aldeadávila de la Ribera, pertencente à província de Salamanca, o público pode visitar a exposição “Transumância e Artesanato”.
A 22 de novembro realiza-se em Alcañices (Espanha) um debate sobre a evolução histórica e cultural da raia.
Na cidade de Miranda do Douro (Portugal) está programado a 29 de novembro, um concerto interpretado pelo Quinteto da Orquestra Sinfónica de Castela e Leão, na Concatedral, às 17h00.
O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, afirmou que o turismo desempenha um importante papel na valorização do interior .
“O turismo é hoje a maior indústria do mundo, responsável por 11% do PIB global e 319 milhões de empregos. O sucesso da atividade turística deve medir-se pela inclusão, sustentabilidade, inovação e participação das pessoas que vivem nestes territórios”, disse.
Por sua vez, o onselheiro de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castela e Leão, Gonzalo Santonja disse que “a cultura, a língua, o património, a gastronomia e o vinho são vasos comunicantes que passam por debaixo das fronteiras. As pessoas comuns, de um e outro lado, procuram conhecer-se e descobrir a riqueza cultural do outro”.
De 1 de novembro a 8 de dezembro, as jornadas “Atravessando a Raia 2025” unem Portugal e Espanha num roteiro de sabores, cultura e natureza, promovendo o turismo sustentável e a cooperação transfronteiriça.

HA