Miranda do Douro: 100 crianças e jovens participaram no corta-mato escolar

Na Escola Básica e Secundária (EBS) de Miranda do Douro, realizou-se na manhã desta quarta-feira, dia 6 de novembro, a prova desportiva de corta-mato escolar, uma competição na qual participaram uma centena de alunos, de vários escalões e cujos vencedores vão representar o Agrupamento de Escolas no campeonato de corta-mato distrital.

Na Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, participaram no Corta-Mato Escolar, os escalões Infantis (A e B), Iniciados e Juvenis.

As várias provas de corta-mato escolar decorreram num percurso de 1 quilómetro, desenhado dentro da área da escola.

A competição começou com as corridas dos infantis A (Sub11) e B (Sub13), masculinos e femininos.

Seguiram-se depois, as provas de corta-mato do escalão de iniciados (Sub15), rapazes e raparigas, que percorrem uma distância de 2,5 quilómetros e dois quilómetros, respetivamente.

As corridas concluíram-se com os desempenhos dos juvenis (sub18), masculinos e femininos, nas distâncias de 3,5 quilómetros e 3,0 quilómetros, respetivamente.

Em cada ano letivo, o corta-mato faz parte do programa escolar, reúne um grande número de alunos e realiza-se em três fases: nas escolas, no âmbito distrital e a nível nacional.

O diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, o professor António Santos explicou que o Corta-Mato é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

“Todos os anos, a prova desportiva do corta-mato escolar é um dia de festa e de promoção dos valores do desporto como a inclusão social, a disciplina e a perseverança. Os vencedores locais vão representar o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro no campeonato distrital de corta-mato escolar, que este ano vai realizar-se em Mirandela”, disse.

Por sua vez, o professor de Educação Física, Lucas São Pedro, realçou a importância da atividade física no desenvolvimento físico e psicologico dos alunos.

“O desporto desenvolve as capacidades físicas e psicológicas das crianças e jovens, sendo por isso uma atividade essencial para fomentar hábitos saudáveis, assim como as competências sociais e valores como a responsabilidade, o espírito de equipa e o respeito”, justificou.

Em Miranda do Douro, o dia desportivo na Escola Básica e Secundária (EBS) culminou durante a tarde, com a realização do tradicional magusto escolar, com castanhas assadas para toda a comunidade.

HA

Deixe um comentário