Miranda do Douro: 1/3 da população já aderiu ao seguro de saúde municipal

Mais de dois mil residentes no concelho de Miranda do Douro já aderiram ao seguro de saúde municipal “Miranda Saudável”, uma medida implementada pelo município liderado por Helena Barril, com os propósitos de agilizar o acesso da população a exames de diagnóstico e consultas de especialidade e assim assegurar melhor qualidade de vida à população do concelho.

Desde o seu lançamento em novembro de 2023 e até ao dia 20 de agosto de 2024, segundo dados do município de Miranda do Douro, foram realizadas no âmbito do seguro de saúde municipal, mais de 633 consultas de medicina geral e familiar, assim como 118 consultas de outras especialidades e 246 exames complementares de diagnóstico, num hospital privado.

Até à presente data, as consultas de especialidade mais solicitadas pelos mirandeses foram dermatologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. No que concerne ao exames já foram realizadas 82 ecografias, 59 TAC e 58 Raio X.

Os utentes residentes no concelho de Miranda do Douro também já puderam realizar 125 análises clínicas e foram concedidos 61 cheques dentista.

Recorde-se que para implementar o seguro de saúde, a Câmara Municipal de Miranda do Douro investiu 690 mil euros, um valor que assegura estes serviços complementares de saúde, durante dois anos.

Para aceder a estes serviços gratuitos, os 6500 residentes no concelho de Miranda do Douro têm que solicitar previamente o cartão de saúde municipal “Miranda Saudável”, no posto de saúde, instalado no rés-do-chão do edifício da junta de freguesia de Miranda do Douro.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, esta medida complementar ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem por finalidade “reduzir os tempos de espera no SNS, prestar melhores cuidados de saúde à população e aumentar a qualidade de vida do concelho”, assim como atrair “novos habitantes e famílias”.

HA

Deixe um comentário