Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (Solenidade)

Maria disse “Sim”!

Gen 3, 9-15.20 / Slm 97 (98), 1-4 / Ef 1, 3-6.11-12 / Lc 1, 26-38

A solenidade deste dia recorda-nos que o Senhor cuida da Criação e do seu povo. Ele providencia todas as condições para que a salvação se dê e nós possamos viver na sua alegria. Da nossa parte falta somente, como na história de Maria, responder afirmativamente e arriscar a vida no Espírito.

Maria, desde o ventre de sua mãe, foi particularmente acompanhada pela graça para cumprir a missão para a qual Deus contava com ela. Mas Deus não força nem a sua nem a nossa vontade. Porque nos ama e nos criou por amor, Ele tem um profundo respeito pelas nossas decisões. Por isso, e como sempre, envia um anjo com um convite.

O Senhor envia-nos anjos, mensagens, convites seus. Hoje é um bom dia para nos perguntarmos: temos corações que reconheçam os anjos que o Senhor envia? Os convites do Senhor podem assumir várias formas: pode ser aquela inquietação que não desaparece; pode ser o impulso a ajudar alguém; pode ser o convite a finalmente perdoar quem nos prejudicou. Todos estes movimentos interiores podem ser «Gabriel». O que respondemos ao anjo do Senhor que vem às nossas vidas?

Maria responde: «Aqui estou. Faça-se». E esta resposta é como um eco do «faça-se» original, aquele que Deus proferiu quando começou a criar, dizendo «faça-se luz». Cada «sim» aos convites de Deus é um momento gerador de luz, é nova Criação que desponta.

Com Maria, olhemos os nossos corações. Perguntemo-nos que convite o Senhor nos está a fazer, através dos seus anjos. E vivamos oferecendo luz aos outros, aquela luz divina que derrota todas as trevas. Uma luz que não vem de nós, mas que quer entrar no nosso coração e iluminar.

Fonte: Rede Mundial de Oração do Papa

Deixe um comentário