Malhadas: Festa em honra de Santa Bárbara
Após 12 dias de atividades recreativas e culturais, as festas em honra de Santa Bárbara, na aldeia de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, culminam esta quarta-feira, dia 20 de agosto, com a celebração da missa, animada pela Banda Filarmónica Mirandesa e os pauliteiros e pauliteiras locais.

As festividades em Malhadas inciaram-se a 8 de agosto e ao longo de quase duas semanas, a comissão de festas organizou diversas atividades recreativas e culturais.
Entre estas atividades destaque para o torneio de futebol inter-ruas, os insufláveis e pinturas faciais para as crianças, o 9º Festival de Folcore, os Jogos Tradicionais, o Caga a Vaca, os jantares-convívio e os concertos musicais.
Neste dia 20 de agosto, a festa em honra de Santa Bárbara culmina com a celebração da Missa, às 15h00, animada pela Banda Filarmónica Mirandesa e os Pauliteiros e Pauliteiras de Malhadas. Para o serão, está programado o concerto musical da Orquestra Panorama e a atuação do DJ M&M.
Santa Bárbara
Santa Bárbara viveu no final do século III, na atual Turquia.
Bárbara encontrou em Cristo o sentido mais profundo da vida e converteu-se a Deus de todo coração. Esta conversão transformou-a numa jovem fervorosa e cheia de virtudes.
No entanto, por causa da fé cristã sofreu muito e foi martirizada.
Santa Bárbara é considerada a protetora contra as tempestades, raios e trovões. É também a padroeira dos artilheiros, dos mineiros e das pessoas que trabalham com o fogo.
HA