Malhadas: Cordeiro mirandês e cão de gado transmontano a concurso

No sábado, dia dia 6 de abril, o mercado de gado, em Malhadas, volta a ser o recinto dos concursos dos ovinos de raça churra galega mirandesa e do cão de gado transmontano, uma competição que visa premiar os criadores destas duas raças autóctones, que continuam a desempenhar um importante papel ambiental, económico e cultural na região do planalto mirandês.

Segundo o programa, o XXVII Concurso Nacional de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e o IX Concurso Concelhio do Cão de Gado Transmontano, iniciam-se às 9h00 de sábado, dia 6 de abril, com o acolhimento aos criadores e aos animais.

Às 10h00 iniciam-se os concursos e a entrega de prémios está agendada para as 12h00. O evento encerra com o já tradicional almoço convívio entre todos os participantes.

Os concursos dos ovinos mirandeses e do cão de gado transmontano são uma iniciativa anual do município de Miranda do Douro, que conta com a colaboração da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa, da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano e do Clube Português de Canicultura.

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, esta iniciativa visa promover as duas raças autóctones, “símbolos identitários do planalto mirandês” e incentivar os criadores a cuidar e preservar estes animais.

Já a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa lembra que os ovinos continuam a desempenhar um papel muito importante na gestão ambiental, ao mesmo tempo que oferecem uma carne de excelente qualidade, o Cordeiro Mirandês, que tem Denominação de Origem Protegida (DOP).




Por sua vez, o Cão de Gado Transmontano é considerado pelos pastores uma raça possante que desempenha, de forma exemplar, a função de guarda de rebanhos de ovelhas e cabras e há muito que participa na pastorícia no planalto mirandês.

HA

Deixe um comentário