Malhadas: Concurso e Chegas de Touros Mirandeses a 24 de junho

O município de Miranda do Douro organiza no dia 24 de junho, em Malhadas, o Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa, um certame anual que tem como propósito premiar os criadores do concelho, pelo trabalho realizado na preservação desta raça originária da Terra de Miranda.

De acordo com o programa, o certame decorre no Mercado de Gado, em Malhadas e inicia-se às 8h30 da manhã, com a chegada dos criadores e a admissão dos animais.

Às 10h00 começa o concurso dos bovinos de raça mirandesa, que se realiza consoante o género – touros, novilhos e vacas – e a idade. No concurso é avaliada a fisionomia dos animais e a sua capacidade reprodutora.

Em 2022, no concelho de Miranda do Douro existiam cerca de 50 explorações extensivas, num total de 2000 animais jovens e adultos e 1100 fêmeas adultas.

No concurso, em Malhadas, após a avaliação dos bovinos, segue-se às 12h00, a atribuição dos prémios aos criadores. Às 13h00, está programado um almoço-convío entre todos os participantes, na Casa do Povo, da localidade. Durante a tarde, estão programadas cinco Chegas de Touros Mirandeses.

De acordo com a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa tem como propósito reconhecer o trabalho dos criadores na preservação desta raça autóctone, que é um dos símbolos do património cultural da região.

“Recorde-se que os bovinos de raça mirandesa fazem parte da história do planalto mirandês, onde durante séculos estes animais enérgicos foram a força motriz dos trabalhos no campo e o sustento de muitas famílias rurais”, disse.

Já o presidente da freguesia de Malhadas, Camilo Raposo, destacou a importância que a agricultura e a pecuária continuam a ter no concelho de Miranda do Douro.

“A agricultura e a pecuária são duas atividades fundamentais para a fixação de pessoas nas aldeias, para a gestão ambiental e também para o desenvolvimento económico do concelho, decorrente da comercialização dos produtos locais, como é o caso da Carne Mirandesa, um produto de reconhecida qualidade e com denominação de origem protegida (DOP)”, indicou.

Atente-se que em Malhadas, para além do Mercado de Gado também está edificado o posto zootécnico e a sede da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM).

Todos os anos, o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa proporciona não só o encontro e o convívio entre os criadores do concelho de Miranda do Douro, mas é também uma oportunidade para o público conhecer mais de perto esta raça originária da Terra de Miranda.

O Concurso Concelhio de Bovinos de Raça Mirandesa resulta de uma parceria entre o município de Miranda do Douro e a ACBRM – Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, sob a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária e da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.

HA

Deixe um comentário