Igreja: Peregrinação de 13 de maio em Fátima
O cardeal D. Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (Brasil), preside à Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio, no Santuário de Fátima.

Nesta segunda-feira, dia 12 de maio, às 17h00, no centro de imprensa do Santuário, realiza-se uma conferência de imprensa com a presença do cardeal D. Jaime Spengler, D. José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, e o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) foi criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 07 de dezembro de 2024, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O arcebispo metropolita de Porto Alegre nasceu a 6 de setembro de 1960, em Gaspar, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil e foi ordenado sacerdote na sua cidade natal a 17 de novembro de 1990, após um percurso vocacional na Ordem dos Frades Menores, iniciado em 1982.
Estudou Filosofia e Teologia no Brasil e em Jerusalém, e, após a ordenação presbiteral, doutorou-se em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma (Itália)
Na Ordem dos Franciscanos, atuou em diversas missões e cidades do Brasil até 2010, ano em que foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre pelo Papa Bento XVI, arquidiocese onde foi ordenado bispo a 05 de fevereiro de 2011.
A 18 de setembro de 2013, o Papa Francisco nomeou-o arcebispo metropolita de Porto Alegre, tendo tomado posse a 15 de novembro desse mesmo ano.
Em 2014, o Papa Francisco nomeou-o membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e, em 2022, membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
A 11 de janeiro de 2025, já após a sua criação como cardeal, integrou o Dicastério para a Doutrina da Fé, mantendo-se membro do agora designado Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Passados 108 anos dos acontecimentos na Cova da Iria, são esperados milhares de fiéis para as celebrações de 12 e 13 de maio. As celebrações iniciam-se às 21:30, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e a Celebração da Palavra, no recinto do santuário.
Na terça-feira, dia 13 de maio, após a recitação do terço, às 9:00, na Capelinha das Aparições, segue-se a celebração da missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto do Santuário de Fátima.
Após a morte do Papa Francisco esta é a primeira Peregrinação Internacional Aniversária de Fátima, tendo como Papa Leão XIV.
Leão XIV nasceu em Chicago, Estados Unidos da América, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Para esta peregrinação a Fátima, o dispositivo de segurança é de cerca de 240 militares, anunciou a Guarda Nacional Republicana.
Já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil aciona hoje uma operação de dois dias para garantir a segurança dos peregrinos, contando com mais de 300 operacionais, dos quais 170 provenientes de diversos corpos de bombeiros da região.
Fontes: Ecclesia e Lusa| Foto: Flickr