Igreja/Ensino: Ano letivo 2025/2026 começa com «grandes desafios»
O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), da Igreja Católica em Portugal, destacam a “grande alegria” com que está a começar o Ano Letivo 2025/2026, e explicam alguns desafios do setor.

“Será um ano, como todos os anos, com grandes desafios, mas também com uma grande alegria, e com uma grande expectativa positiva, porque temos, nas nossas escolas, ao serviço dos alunos, das famílias, dos professores, a totalidade dos manuais em suporte de papel e uma imensidão de recursos na Porto Editora”, disse o coordenador da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no SNEC, hoje, em declarações à Agência ECCLESIA.
O professor António Cordeiro destacou também a “alegria” de terem esses recursos disponíveis “ao serviço do bem dos alunos, ao serviço da educação integral dos alunos”, através de EMRC, e realçou a “necessidade de apostar” nesses materiais, “e retomar o trabalho com as equipas” continuarem a desenvolver e melhorar esses conteúdos.
“É o desafio normal de muita vontade, muita alegria, de acolher os nossos alunos.”
Em Portugal, o regresso às aulas decorre de 11 a 15 de setembro e segundo a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), “é sempre um momento de reencontro e de reencontro em grande alegria”.
“As comunidades educativas têm esta particularidade e interrompem, durante o verão, para descanso, para férias, dos alunos, dos professores, dos educadores não-docentes, etc. Gera-se depois um reencontro, e ele é sempre marcado por uma grande nota de alegria, e, invariavelmente, vai ser isso que na realidade das escolas vai acontecer”, desenvolveu o presidente da direção da APEC.
Em declarações à Agência ECCLESIA, Fernando Magalhães referiu também o tema dos professores, que marcam cada novo ano escolar, e explicou que “exige um esforço no processo de recrutamento” das Escolas Católicas em identificarem “os melhores professores para colaboraram”.
“São pessoas com qualidade científica, pedagógica, humana, que representam uma mais-valia para os projetos. Por outro lado, referente aos nossos projetos de Escola Católica, pessoas, o mais possível, identificadas com o ideário da escola católica; já é difícil encontrar professores, acrescem a dificuldade de professores católicos”, desenvolveu o responsável, que é também o diretor do Externato Frei Luís de Sousa (Almada), da Diocese de Setúbal.
O presidente da Associação Portuguesa de Escolas Católicas destaca ainda a “questão geracional” dos “jovens adultos” que chegam agora à realidade do emprego, nomeadamente a “profissão educativa, de professor”, com “compromissos cada vez mais curtos em relação à vinculação aos projetos”.
“Obriga os projetos educativos, as Escolas Católicas, a reinventarem-se, e a reinventarem o modo e a forma como não só atraem, mas como depois asseguram a retenção do talento que lhe chega”, acrescentou.
Já o coordenador de Educação Moral e Religiosa Católica no SNEC, sobre os “desafios” deste novo ano escolar, refere a “escassez de professores” da disciplina para “aqueles pequenos horários”, que acreditam que “poderão surgir ainda”.
António Cordeiro salienta que a Igreja Católica em Portugal “continua a apostar na formação dos professores” de EMRC, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, e em terem novos alunos no Curso de Ciências Religiosas com o objetivo de ser professores da disciplina.
Fonte: Ecclesia