Igreja: Crianças, famílias e catequistas conviveram no Santuário de Santo Ambrósio

O Santuário de Santo Ambrósio, em Macedo de Cavaleiros, foi o local do Encontro Diocesano da Catequese, uma iniciativa que juntou cerca de 250 crianças e jovens de toda a diocese de Bragança-Miranda, para assinalar o encerramento do ano catequético.

O Encontro Diocesano da Catequese culminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo, D. Nuno Almeida.

O encontro realizou-se na tarde de sábado, dia 22 de abril e teve como tema “Como Maria, partilhar a Alegria do Evangelho”.

Organizadoa pelo secretariado diocesano da catequese, esta iniciativa juntou 80 catequistas e cerca de 250 crianças e jovens e as suas famílias, dos 4 arciprestados da diocese.

O encontro iniciou-se com o acolhimento dos vários grupos e seguiu-se uma tarde de animação com ginástica, música, insufláveis, jogos tradicionais e um lanche partilhado.

A tarde no santuário de Santo Ambrósio foi preenchida com várias atividades lúdicas.

As 17h30, o bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida presidiu à eucaristia, numa celebração ao ar livre que contou a entusiasta participação das crianças e jovens.

Na homília da missa, D. Nuno Almeida, referiu-se à grande aventura dos discípulos de Jesus que “passaram de pescadores de peixes, a pescadores de homens”.

“Ao finalizar este ano da catequese, o Senhor convida-nos a passar à outra margem, a não parar e a avançar. A preparar desde já o novo ano e uma nova aventura!”, disse.

Inspirado pelo Evangelho do XII Domingo do Tempo Comum, o bispo diocesano sublinhou a importância de permanecer na Igreja, na “barca”, na comunidade para melhor enfrentar as tempestades da vida.

“A alegria está na partilha com as outras pessoas!”, disse.

No encerramento do encontro, a diretora do Secretariado Diocesano da Catequese, Ivone Calado, mostrou-se feliz pelo regresso dos Encontros Diocesanos da Catequese, que recorde-se foram interrompidos nos anos da pandemia.

“No próximo ano, o Encontro Diocesano da Catequese vai realizar-se noutro arciprestado, pois o objetivo é percorrer toda a diocese e proporcionar o encontro, o convívio e a amizade entre todos os intervenientes na catequese da diocese de Bragança-Miranda”, disse.

Para que haja uma maior participação das crianças e jovens nestes encontros, Ivone Calado aconselhou a que os pais sejam participantes ativos no itinerário da catequese, através da catequese familiar e da participação nas festas ao longo do ano.

“Quando os pais são chamados a participar na transmissão da fé e se sentem envolvidos acabam por incentivar mais os filhos. Por isso, é importante que a família acompanhe as crianças e os adolescentes nesta caminhada que é a catequese”, concluiu.

HA

Deixe um comentário