Ifanes: População vacinada contra a gripe e a covid-19

Esta quinta-feira, dia 17 de outubro, a Unidade Móvel de Saúde deslocou-se à aldeia de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, para ministrar a vacinação contra a gripe e a covid-19, às pessoas com idades entre os 60 e os 84 anos.

Ao início da manhã desta quinta-feira, cerca de 20 pessoas aguardavam a chegada dos profissionais de saúde a Ifanes, para receber a vacinação contra a gripe e a covid-19. A senhora Isabel Maria da Igreja Cabreiro, com 76 anos, foi uma das primeiras habitantes da aldeia a chegar ao largo da sede da freguesia, onde estacionou a Unidade Móvel de Saúde.

“Há já muitos anos que eu e o meu marido recebemos a vacina contra a gripe. E na verdade, apesar de algumas constipações, a vacina é uma proteção contra sintomas mais graves como as dores no corpo e a febre. Contra a covid-19, abdiquei da vacina”, disse.

Questionada sobre o que faz no dia-a-dia para manter-se saudável, Isabel Cabreiro, respondeu que procura manter-se ativa, indo todos os dias para o campo.

“Apesar de ter sofrido alguns problemas no coração e no estômago, faz-me bem sair de casa diariamente e continuar a trabalhar na agricultura. Quando regresso a casa ao final do dia, sinto-me cansada mas também revigorada”, disse.

Para o presidente da União de Freguesias de Ifanes e Paradela, Nélio Seixas, a deslocação da Unidade Móvel de Saúde às localidades do concelho do Miranda do Douro é um serviço de proximidade muito útil para as populações, maioritariamente pessoas idosas.

De acordo com o autarca local, em Ifanes, residem permanentemente cerca de 70 pessoas. E a vinda dos profissionais de saúde à aldeia faz com que os seus habitantes não tenham que deslocar-se a Miranda do Douro, para ser vacinados no centro de saúde ou na farmácia.

“Muitas vezes, estas pessoas idosas têm os familiares longe e têm dificuldade em deslocar-se a sede de concelho. Ou vão de manhã no autocarro escolar e têm que passar lá todo o dia ou têm que recorrer a um táxi”, explicou.

No concelho de Miranda do Douro, a deslocação da Unidade Móvel de Saúde às várias localidades, para ministrar a vacinação contra a Gripe e a Covid-19, resulta de um protocolo entre a Unidade Local de Saúde do Nordeste ULSN), o Município de Miranda do Douro e a Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD).

Esta iniciativa prossegue até ao final do mês de outubro e segundo o vice-presidente do município de Miranda do Douro, Nuno Rodrigues, este serviço é de particular importância nesta época do outono/inverno.

“A vacinação contra a gripe e contra a covid-19 é essencial para evitar infecções mais graves. Ao mesmo tempo, a deslocação dos profissionais de saúde às várias localidades do concelho, permite-lhes inteirar-se do estado de saúde das pessoas e realizar um melhor acompanhamento médico”, destacou.

Este ano, a vacinação contra a gripe (com dose reforçada) é alargada às pessoas com 85 ou mais anos de idade, para além das pessoas residentes em lares de idosos, na rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI) e pessoas com patologias de risco.

A vacinação nas unidades do SNS também é recomendada a grávidas e profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes e profissionais de distribuição farmacêutica, pessoas em situação de sem abrigo e estabelecimentos prisionais.

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde (DGS), mais de um milhão de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e 760 mil receberam o reforço contra a covid-19, sendo que a maioria da vacinação ocorreu nas farmácias.

HA



Deixe um comentário