Futsal: Projeto internacional apoia mulheres marginalizadas

A Associação de Futebol de Bragança (AFB) acolheu no dia 6 de dezembro, a apresentação do projeto internacional “WIF – Women In Futsal”, que tem como finalidade possibilitar às mulheres, que vivem situações de violência e marginalização, a prática do futsal numa iniciativa em que participam equipas de Portugal, Espanha e Itália.

A Associação de Futebol de Bragança (AFB) explica, em comunicado, que o projeto decorre ao longo de 12 meses, sendo que inicialmente os três países europeus (Portugal, Espanha e Itália) vão selecionar e treinar as suas jogadoras, para depois participarem numa competição internacional, a realizar em Roma.

“Estão previstas numerosas ações para promover o desporto e o exercício físico e também para combater o estigma que muitas vezes existe em torno das pessoas mais vulneráveis”, lê-se no comunicado.

Este novo projeto inspira-se na experiência da “Crazy for Football”, a primeira equipa nacional de futsal para pessoas com problemas de saúde mental, que em Itália é um grande símbolo da luta contra o estigma da doença mental e da promoção do desporto como instrumento de reabilitação psiquiátrica.

O projeto internacional “WIF – Women In Futsal” tem como parceiros a Associação de Futebol de Bragança (Portugal), a Federacion Navarra de Fútbol (Espanha) e a ASD Crazy For Football (Itália).

Fonte: AFB

Deixe um comentário