Futsal: Mirandeses iniciam o playoff de acesso III Divisão a 24 de maio
O tricampeão distrital de futsal, Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) já conhece os três adversários no playoff de acesso ao campeonato da III Divisão de Futsal, sendo que o início da competição está prevista para o dia 24 de maio.

Numa competição a quatro, a equipa de Miranda do Douro vai defrontar os campeões distritais de Vila Real (Juventude de Pedras Salgadas), de Braga (Contato Futsal) e de Viana do Castelo (Cerveira Futsal).
Sobre a valia dos adversários, o treinador-jogador do Clube Desportivo de Miranda do Douto (CDMD), Vitor Hugo, evocou as experiências das épocas anteriores para reconhecer a dificuldade da competição.
“No playoff da Taça Nacional de subida à 3ª Divisão, sabemos de antemão, a dificuldade que é vencer os jogos. Tal como nas épocas anteriores, esperamos defrontar equipas de grande valor, a começar desde logo pelo campeão de Braga, que habitualmente vence o playoff. Entretanto, os campeões de Vila Real e de Viana do Castelo também têm muita qualidade, pelo que vamos enfrentar dificuldades”, antevê o treinador mirandês.
Perante a nova oportunidade da equipa de Miranda do Douro subir ao campeonato da III divisão de futsal, Vitor Hugo, afirmou que a equipa está mais experiente e pretende fazer melhor do que nas duas épocas anteriores.
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), os jogos de playoff decorrem em cinco grupos, envolvendo no total 20 equipas. Os dois primeiros classificados de cada grupo e o 3.º melhor classificado dos vários grupos, num total de 11 clubes, sobem à Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal.
Antes de iniciar o playoff de acesso ao campeonato da III Divisão, o Clube Desportivo de Miranda do Douro vai jogar a 17 de maio, a final da Taça Transmontana, diante do Juventude de Pedras Salgadas, campeão de Vila Real.
“Este ano, as Associações de Futebol de Bragança e de Vila Real decidiram realizar a final da Taça Transmontana de Futsal, logo após as conclusões dos respetivos campeonatos distritais. Esta alteração tem a vantagem de colmatar um interregno competitivo entre o final do campeonato e o início do playoff de acesso à 3ª divisão de futsal. Por isso, é uma oportunidade para revalidar o título e prepararmo-nos para o playoff”, disse.

A final da Taça Transmontana deverá realizar-se em Valpaços, onde o Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) tem a possibilidade de reconquistar o troféu, Recorde-se que em setembro de 2024, os mirandeses venceram a Taça Transmontana, diante do então campeão, a Academia Johnson Januário.
Na atual época 2024/2025, a equipa de Miranda do Douro conquistou a Taça Distrital e o terceiro campeonato distrital consecutivo, com um registo imparável de 18 vitórias em outros tantos jogos.
HA