Futsal: Mirandeses conquistaram a Taça Transmontana

O Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) conquistou a Taça Transmontana de Futsal, ao vencer a Academia Johnson Januário, num jogo eletrizante cujo resultado final foi um empate a cinco golos (5-5) e nas grandes penalidades os mirandeses foram mais eficazes e venceram por 6-5.

O guarda-redes, Pina, defendeu o penalti que assegurou a vitória dos mirandeses.

A final da Faça Transmontana de futsal realizou-se na tarde de sábado, dia 14 de setembro, no pavilhão municipal de Vila Flor e opõs os campeões dos campeonatos distritrais de Bragança e Vila Real.

Os mirandeses iniciaram o jogo com uma equipa formada por Guilherme, Vitor Hugo, Castro, Nickas e Dylan. E foi a equipa de Miranda do Douro a criar a primeira jogada de perigo, aos 3 minutos, com Dylan, a rematar ao poste da baliza adversária, após assistência de Nickas.

Um minuto depois, a equipa de Carrazedo de Montenegro, que recorde-se subiu ao campeonato da III Divisão de Futsal, respondeu com um remate que também embateu no poste da baliza mirandesa.

O primeiro golo do jogo surgiu através de uma transição rápida do CMDM, conduzida pelo reforço, Miguel Diz, que soube temporizar para a chegada e assistência ao companheiro de equipa, Diogo, que fez o 1-0, aos 7 minutos de jogo.

O recém-chegado, Miguel Diz, teve uma atuação decisiva no jogo com duas assistências e um golo.

Os adversários reagiram à desvantagem, exercendo uma forte pressão que fez recuar os mirandeses para o seu meio-campo. A intensa pressão da Academia Johnson Januário resultou com o golo do empate, aos 12 minutos, num remate cruzado fora da área.

A Academia Johnson Januário empatou (1-1) por intermédio de Rui Teixeira.

Até aos quinze minutos iniciais, o jogo foi repartido, com os mirandeses a darem a iniciativa do jogo à equipa adversária e a saírem em transições rápidas.

Numa nova jogada de contra-ataque, aos 18 minutos, o possante e tecnicista, Miguel Diz, ganhou a bola, enquadrou-se com a baliza adversária e em corrida assistiu Dylan, que adiantou novamente o CDMD, fazendo o 2-1.

Os reforços do CDMD, Miguel Diz e Dylan construíram o 2-1.

Antes do intervalo (19′), os mirandeses, desatentos nas marcações dentro da sua área, consentiram o empate, 2-2.

Antes do intervalo, os campeões de Vila Real empataram o jogo: 2-2.

Logo a seguir, a equipa de arbitragem não esteve bem, ao não admoestar severamente o jogador da Academia Johnson Januário, Chapinha, após uma entrada perigosa aos pés de Miguel Diz.

No período de descanso e numa avaliação à primeira parte, destaque para a atitude corajosa e a estratégia inteligente do Clube Desportivo de Miranda do Douro. A equipa liderada por Vitor Hugo, que este ano tem mais soluções no plantel, apresentou-se de igual para igual com o adversário e o reforço Miguel Diz, fez a diferença na primeira parte, com duas assistências para os mirandeses.

Na segunda parte, os campeões de Vila Real adiantaram-se pela primeira vez no marcador, logo no primeiro minuto (21′). Foi na sequência de uma transição rápida, em que a equipa da Academia Johnson Januário aproveitou a vantagem numérica para fazer o 2-3.

Mas os mirandeses, graças à qualidade e rotatividade do seu plantel, mostraram que nesta nova época são capazes de ir mais além. Aos 24 minutos, foi a vez de Miguel Castro assumir a iniciativa do jogo, através de uma recuperação de bola e assistência para Miguel Diz, que dentro da área restabeleceu a igualdade: 3-3.



Os jogadores do CDMD, Castro e Miguel Diz fabricaram o empate a 3-3.

Contudo, dois minutos depois (26′) e na sequência de uma jogada com bloqueio, o capitão da Academia Johnson Januário, Rui Almeida, rematou forte e rasteiro fazendo o 3-4.

O capitão da Academia Johnson Januário, Rui Almeida, fez o 3-4 para a sua equipa.

Aos 29 minutos, a equipa de Miranda do Douro, mostrou mais uma vez que tem várias soluções no plantel e desta vez foi o recém-chegado, Pedro Alves, a assumir a inciativa do jogo e num remate cruzado e a meia altura empatou o jogo: 4-4.

Outro reforço do CDMD, o jovem Pedro Alves, fez o 4-4.

Neste período, o jogo da final da Taça Transmontana estava eletrizante, com ambas as equipas a quererem adiantar-se no marcador.

Os campeões de Vila Real fizeram o 4-5, ao aproveitarem novamente uma falha posicional da defesa mirandesa na marcação de um canto.

Na sequência de um canto, aos 35 minutos, Nickas, foi o autor do 5-5, num potente remate rasteiro.

O mirandês, Nickas, estabeleceu o resultado final (5-5) com um potente remate rasteiro.

Até ao apito final, o resultado não se alterou, o que levou as equipas para o desempate através das grandes penalidades.

Nos penaltis, os mirandeses foram mais eficazes e venceram por 6-5, graças a duas defesas do guardião Pina.

Na marcação dos penaltis, o guardião Pina, intercetou o remate de Chuva (Academia Johnson Januário) que valeu a vitória ao Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD).




Com a conquista da Taça Transmontana de Futsal, o Clube Desportivo de Miranda do Douro acrescentou mais um título ao seu palmarés: 2 Campeonatos Distritais, 2 Taças Distritais, 1 Supertaça Distrital.

O Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) conquistou, pela primeira vez, a Taça Transmontana de Futsal.

Equipas

Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD): Guilherme, Vitor Hugo, Castro, Dylan, Leo, Couto (cap.), Davide, Pina, Pedro Diz, Miguel Diz, Diogo, Nickas, Renato e Pedro Alves.

Treinador: Nélson Moreira

“Para esta nova época desportiva procuramos fazer um upgrade à equipa do CDMD, com a contratação de alguns jogadores. Quero ainda destacar que nestes dois últimos anos, o nosso sucesso desportivo, no âmbito distrital, deveu-se ao compromisso de um grupo fantástico. Nesta nova época quero ver o mesmo compromisso. A conquista desta Taça Transmontana enche-nos de entusiasmo para a nova época 2024/20025 e é mais uma conquista que dedicamos a Miranda do Douro” – Vitor Hugo

É muito bom chegar a esta equipa do Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) e ajudar a vencer a Taça Transmontana. Sinto-me muito honrado por integrar uma equipa que está habituada a ganhar títulos e quer continuar a fazê-lo. Sou mais um para ajudar nesta tarefa” – Jogador do CDMD, Miguel Diz.

“Com a conquista da Taça Transmontana, pela primeira vez na nossa curta história, estamos todos muito felizes. Para esta nova época, o nosso foco continua a ser treinar semanalmente com dedicação e jogar para ganhar em cada jornada” – Presidente do CDMD, Nuno Martins.

Academia Johnson Januário: Renato, Bruno Ribeiro, Rui Almeida (cap.), Chuva, Chapinha, Carlos Ferreira, Matias, Alex, Cunha, Moutinho, Rui Teixeira, Loureiro, Machado e Fábio.

Treinador: Álvaro Santos

“No jogo cometemos alguns erros que o Miranda soube explorar bem. No campeonato da III Divisão de Futsal o nível de exigência vai ser semelhante ao jogo de hoje, pelo que vamos ter que melhorar, sobretudo na eficácia ofensiva e na cobertura defensiva evitando as transições do adversário. Parabéns ao Clube Desportivo de Miranda do Douro (CDMD) pela vitória” – Álvaro Santos.

HA

Deixe um comentário