Europa: Portugal conquistou sete medalhas no Campeonato Europeu das Profissões
Na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões (EuroSkills), que decorreu na Dinamarca, de 9 a 13 de setembro, Portugal conquistou sete medalhas, duas de ouro, uma de prata e quatro de excelência, numa competição que reuniu 32 países.

O grande destaque vai para as medalhas de ouro, de Marco Malheiro, de Ponte de Lima (Viana do Castelo), em soldadura, e da equipa constituída por Diogo Pinto, de Lousada (Porto) e Loris Sgroj, de Celorico de Basto (Braga), em integração de sistemas robóticos.
A medalha de prata portuguesa recaiu para a dupla Diogo Botelho e Simão Alves, ambos de Torres Vedras (Lisboa), em mecatrónica.
Botelho e Alves conquistaram ainda o prémio de melhor da nação, que é atribuído ao concorrente com melhor pontuação em cada país. Os dois obtiveram 777 pontos, a marca mais alta de Portugal.
Apesar de terem conquistado a medalha de ouro, Marco Malheiro fez 738 pontos e a dupla Pinto-Sgroj somou 728.
Já as quatro medalhas de excelência foram distribuídas por Leonor Silva, de Santa Maria da Feira (Aveiro), na profissão de cabeleireira, Dmitry Zhivitsa, de Águeda (Aveiro), em fresa, Nelson Ribeiro, de Felgueiras (Porto), em controlo industrial, e Bruno Ribeiro, de Vila Real, em instalações elétricas.
O EuroSkills decorreu 9 e 13 de setembro, em Herning, na Península da Jutlândia, onde Portugal foi representado por 15 jovens, em 13 áreas profissionais.
O evento teve cerca de 103 mil visitantes.
Os jovens portugueses receberam as medalhas no Jyske Bank Boxen na cerimónia de encerramento daquele é que considerado os “Jogos Olímpicos das Profissões”.
O Campeonato Europeu das Profissões volta a realizar-se em 2027. A 10.ª edição do EuroSkills será coorganizada pela Alemanha e pelo Luxemburgo, na cidade de Dusseldorf, estando prevista acontecer de 22 a 26 de setembro de 2026, no centro de exposições Messe Düsseldorf.
Fonte: Lusa