Espanha: Adjudicado o primeiro troço da autoestrada até Quintanilha

No passado mês de setembro, o Ministério dos Transportes e da Mobilidade espanhol adjudicou a construção do primeiro quilómetro e meio da auto-estrada A11 – Duero, na província de Zamora, que vai ligar a localidade espanhola de San Martín del Pedroso (Espanha) até à fronteira portuguesa de Quintanilha (Bragança).

De acordo com o jornal espanhol “El Trapezio”, o primeiro troço da obra tem uma extensão de 1,5 quilómetros e está orçado em 7,2 milhões de euros.

O novo troço rodoviário tem como finalidade transformar a atual estrada N-122 em autoestrada, desde o cruzamento de San Martín del Pedroso (Espanha) até à fronteira de Quintanilha (Portugal), na ponte sobre o rio Maçãs.

Recorde-se que a a transformação da atual estrada N-122 em autoestrada é uma obra reclamada há décadas. Para além de melhorar a ligação com Portugal, esta nova via de comunicação é exigida para diminuir a perigosidade, dado que a atual estrada é a que mais acidentes e vítimas mortais regista em toda a Espanha.

A atual estrada (N-122) é muito usada por portugueses que se deslocam para zona norte dos concelhos de Miranda do Douro e de Vimioso, já que é uma via mais plana, reta e rápida, do que a circulação pela sinuosa estrada nacional n´º 218, por Carção.

Sobre a construção dos restantes troços da autoestrada até Zamora, o Ministério dos Transportes e da Mobilidade de Espanha indica que “está a trabalhar na elaboração dos projetos desta nova infraestrutura rodoviária”.

Segundo o governo espanhol, a construção da autoestrada A-11 Duero, visa ligar a fronteira portuguesa com as cidades de Zamora, Valladolid, Sória e Zaragoza.

HA



Deixe um comentário