Escutismo: Portugal recebe o «World Scout Moot»

O evento escutista mundial – 16º World Scout Moot – organizado pela Federação Escutista de Portugal, realiza-se de 25 de julho a 3 de agosto e conta com 7500 jovens escuteiros, provenientes de mais de 100 países.

O evento iniciou-se a 24 de julho, com a cerimónia de inauguração do Parque Papa Francisco, na qual participaram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa – Carlos Moedas; Patriarca de Lisboa – D. Rui Valério e o Bispo de Setúbal – D. Américo Aguiar.

No dia seguinte, pelas 09h00, realizou-se a cerimónia de abertura do 16º World Scout Moot, no Parque Papa Francisco (Parque Tejo – Lisboa) com a participação de Daniël Corsen, Presidente do Comité Mundial do Escutismo, e Elise Drouet, membro do Comité Mundial do Escutismo; Presidente da Câmara Municipal de Lisboa – Carlos Moedas e o Presidente da Assembleia da República – José Pedro Aguiar-Branco.

“Mais de 7.500 jovens entre os 18 e 25 anos de idade, provenientes de mais de 100 países vão viver esta experiência no nosso país”.

Durante os primeiros quatro dias, os jovens terão oportunidade de explorar as suas próprias rotas e descobrir Portugal, enquanto constroem novas amizades com Escuteiros de outros países que partilham dos mesmos interesses.

São 118 rotas distintas, das quais se destacam: atividades ao ar livre, desportos de aventura, sessões educativas, projetos comunitários e de impacto social, atividades culturais, entre muitas outras.

A 30 de julho todos os participantes rumam a Cortegaça, Ovar, onde se encontra o campo principal, para partilhar as experiências que viveram e construírem novas pontes e novos rumos, viverem atividades com todo o grupo, fazendo com que este evento seja verdadeiramente a celebração global do Escutismo.

“Num tempo marcado pela instabilidade global, conflitos, crise climática e crescentes divisões, o World Scout Moot surge como um poderoso antídoto – oferecendo aos jovens um espaço de esperança, união e ação. Este encontro global único reúne milhares de Rover Scouts e voluntários de todo o mundo para partilhar a aventura de uma vida. Através do desenvolvimento de competências de liderança, intercâmbio cultural e experiências imersivas ao ar livre, o Moot permite que os jovens superem os desafios de hoje, criem amizades duradouras e contribuam para a construção de um mundo mais pacífico e sustentável. Ao reunirem-se em Portugal, os Escuteiros lembram-nos da força do nosso Movimento e do papel essencial que os jovens desempenham na criação de um futuro melhor para todos.”

Este é o Moot mais diverso de sempre, contando com pessoas de mais de 100 países de todo o mundo, de todas as origens, crenças, etnias, géneros e capacidades. Será, pois, uma grande celebração da diversidade e da inclusão.

Fonte: Ecclesia

Deixe um comentário