Duas Igrejas: Solenidade do Senhor dos Passos iniciou a Semana Santa
O Domingo de Ramos foi celebrado a 13 de abril, em Duas Igrejas, com a Solenidade do Senhor dos Passos, uma celebração religiosa que juntou centenas de pessoas nesta localidade do concelho de Miranda do Douro e deu início à Semana Santa.
Em Duas Igrejas, a solenidade do Senhor dos Passos iniciou-se com a benção dos Ramos, no adro da igreja de Santa Eufémia.
Seguiu-se depois a eucaristia presidida por Frei Hermano Filipe e animada musicalmente pelo grupo coral de Duas Igrejas. Na homilía, o sacerdote capuchinho afirmou que o Domingo de Ramos é a porta de entrada no mistério da Semana Santa.
“É possível que sejamos como a multidão que num momento aplaudiu Jesus e no momento seguinte o condenou à morte. Também nós, por vezes, somos facilmente manipuláveis, ora elogiamos, ora condenamos as outras pessoas”, começou por dizer.
O celebrante afirmou que “Jesus é rei em humildade, mansidão, coerência e obediência a Deus”.
“Como no tempo de Jesus, também hoje continuam a existir situações e gritos de injustiça, pobreza, violência que exigem a nossa coragem e coerência de vida para transformar a realidade”, disse.
Após a missa, iniciou-se a procissão do Senhor dos Passos, uma representação da caminhada de Jesus para o Calvário, instalado no santuário de Nossa Senhora do Monte, em Duas Igrejas.
O mordomo, Fernando Gomes, explicou que nesta localidade do planalto mirandês, a solenidade do Senhor dos Passos celebra-se de dois em dois anos, sendo organizada por quatro mordomos.
“Antes da solenidade, são realizados alguns ensaios e preparam-se as várias estações ou passos, na aldeia de Duas Igrejas, até calvário, que é instalado na capela de Nossa Senhora do Monte”, indicou.
No decorrer da procissão são transportados os andores do Senhor dos Passos, de Nossa Senhora da Dores e do apóstolo, São Evangelista, acompanhados de dezenas de figurantes, entre adultos, jovens e crianças naturais da aldeia.

A banda filarmónica mirandesa acompanhou a procissão e foram representados alguns dos momentos mais marcantes da via-sacra, como o encontro de Jesus com sua mãe, Maria; o Cântico de Verónica; a Crucifixão e Morte de Jesus; e a Descida da Cruz.
Este ano, centenas de pessoas de Duas Igrejas e de outras localidades participaram na solenidade do Senhor dos Passos. A celebração teve uma duração de três horas e proporcionou momentos de oração e manifestações de fé em Jesus Cristo.
No dia 18 de abril, a solenidade do Senhor dos Passos, em Duas Igrejas, conclui-se às 21h00, com a celebração do Enterro do Senhor. Nesta procissão, a assembleia volta a percorrer a aldeia até ao santuário de Nossa Senhora do Monte.

















































HA