Duas Igrejas: Curso bíblico despertou o interesse da comunidade paroquial

A comunidade paroquial de Duas Igrejas participou no curso bíblico, ministrado pelo frades capuchinhos, nos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, uma atividade que faz parte da visita pastoral do bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, com o propósito de animar as comunidades à leitura assídua da Bíblia.

Na paróquia de Duas Igrejas, pertencente à Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, o curso bíblico foi ministrado por três frades capuchinhos. De acordo com o formador, Frei Hermano Filipe, a Sagrada Escritura, isto é, a Bíblia é a principal fonte da revelação de Deus. Sobre a pertinência da formação bíblica nas comunidades rurais, o religioso indicou que toda a formação cristã visa ajudar os crentes a uma maior comunhão com Deus.

“O curso bíblico visa ajudar as pessoas a aproximarem-se de Deus, através da leitura da Bíblia. O ato de ler a Bíblia é um modo de oração”, começou por dizer o frade capuchinho.

Sobre o programa do curso bíblico, Frei Hermano Filipe, revelou que esta formação é uma introdução à Bíblia e ao longo das quatro sessões é feito um percurso histórico desde o Antigo até ao Novo Testamento.

“A Bíblia é o livro do povo de Deus e é um livro que nos ajuda a conhecer o Filho de Deus, Jesus Cristo. Com o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica concluiu que a Bíblia não é um património exclusivo dos padres e religioso(a)s, mas deve estar ao alcance e compreensão de todos os cristãos”, disse.

Nesta peregrinação pela diocese para ministrar os cursos biblicos, os frades da ordem dos Franciscanos Capuchinhos indicaram que já visitaram mais de 30 comunidades. Neste contato com as comunidades, os sacerdotes revelaram que, apesar de alguma resistência e desconfiança inicial, os paroquianos acabam por se interessar e “gostar muito” da formação bíblica.

“Inicialmente, as pessoas olham para o curso bíblico com desconfiança porque têm a ideia de já são católicos, já participam na missa ao Domingo e não precisam de nenhuma formação. No entanto, as pessoas que decidem participar no curso acabam por gostar muito da oportunidade de conhecer melhor a Bíblia e há quem peça mesmo para voltarmos”, disse.

Dado a extensa geografia da diocese de Bragança-Miranda e a dispersão das comunidades é impossível aos frades capuchinhos ministrar cursos bíblicos em todas as paróquias. Ainda assim, por indicação dos párocos das várias unidades pastorais, os sacerdotes procuram estar com as comunidades mais populosas, como foi o caso da Unidade Pastoral da Santíssima Trindade, que compreende as paróquias de Sendim, Palaçoulo e Duas Igrejas.

Após a conclusão do curso bíblico, os frades capuchinhos convidam as comunidades a alicerçarem as atividades paroquiais, na leitura assídua da Bíblia.

HA

Deixe um comentário