Desporto: Projeto de atividade física infantil reduz obesidade
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, afirmou que o projeto federativo para estimular competências motoras no 1.º ciclo do ensino básico está a reduzir a obesidade e a melhorar o sono das crianças.
No âmbito de uma apresentação do projeto ‘Hora dos SuperQuinas’, decorrida no salão nobre da Câmara Municipal de Guimarães, o dirigente federativo realçou que a iniciativa lançada em 2 de outubro de 2023, em cerca de 300 escolas de 22 associações distritais e regionais de futebol, está a gerar benefícios “cientificamente comprovados”.
“Esse projeto permitiu-nos concluir cientificamente que a atividade física eleva a capacidade motora das crianças, diminui os índices de obesidade, permite que as crianças estejam aptas a dormir por mais tempo, indicadores que a Organização Mundial da Saúde preconiza relativamente às nossas crianças”, afirmou.
Fernando Gomes vincou que muitas crianças dos seis aos 10 anos não praticavam desporto nas horas extracurriculares, antes da concretização de um projeto que tem contribuído igualmente para melhorar as “capacidades de aprendizagem” dos participantes.
Depois do projeto-piloto que reuniu mais de 1.300 crianças de 44 escolas do 1.º ciclo, em 24 concelhos do país, entre janeiro e março de 2023, o projeto arrancou oficialmente em outubro de 2023, cresceu neste ano, passando a envolver 35.000 alunos de 600 escolas e vai expandir-se de novo em 2025, contemplando 70.000 crianças em 1.400 estabelecimentos.
“Tenho um carinho muito especial por verificar que, independentemente do que fizemos nestes últimos anos para a evolução do futebol português, fizemos um esforço para o alargamento da base da ‘pirâmide’ desportiva, para termos mais talento”, acrescentou.
A cerimónia contou ainda com intervenções do presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e ainda de Pedro Ferreira, diretor adjunto da cooperativa municipal de Guimarães para a promoção do desporto e da atividade física, a Tempo Livre.
Com o ‘Hora dos SuperQuinas’, a FPF oferece a cada escola aderente dois ‘kits’ de material, com bolas, bolas de ténis, arcos, cordas, coletes e cones, além de um manual digital com as atividades propostas, também formações aos vários professores envolvidos num projeto que contempla a promoção geral da atividade física e não apenas do futebol.
Fonte: Lusa