Cultura: Universidade do Porto promove curso de “Mirandês – Língua e Cultura”

Iniciou-se a 25 de setembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o curso presencial em “Mirandês – Língua e Cultura”, que decorre em horário pós-laboral e visa dotar o público em geral, de conhecimentos sobre a língua e cultura mirandesas.

O curso tem uma duração de 16 horas e é ministrado por Ana Afonso, natural de São Martinho e formada em ensino de Línguas. Falante ativa, tradutora e formadora de língua e cultura mirandesa, na Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa (ALCM), a docente informa que o curso se destina ao público em geral e vai decorrer às 2ª feiras, das 19h30 às 21h30.

De acordo com o programa, o curso que vai decorrer até 13 de novembro, tem como objetivos dotar os formandos de conhecimentos na língua e a cultura mirandesas; conhecer a evolução histórica da língua mirandesa; aprender os sons e as normas ortográficas da língua mirandesa; desenvolver as competências comunicativas (oral e escrita) em língua mirandesa, assim como as competências metalinguísticas e as interculturais.

“No final do curso, os formandos deverão ser capazes de ler e compreender textos em mirandês. Assim como de se expressar e escrever com relativa fluência, em língua mirandesa, nas situações comunicativas do quotidiano”, pode ler-se.

Entre os conteúdos do curso “Mirandês – Língua e Cultura”, vão ser abordados a história da língua, a gramática, a literatura mirandesa e conteúdos culturais relacionados com os pauliteiros, a música, a geografia da Terra de Miranda, a agricultura e as raças autóctones, entre outros conteúdos.

O curso “Mirandês – Língua e Cultura”, conta com os apoios do Centro de Estudos Mirandeses da Universidade do Porto, da Câmara Municipal de Miranda do Douro, da Frauga – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, do Movimento Cultural da Terra de Miranda, da Scuola Mirandesa de l Porto e da Associação da Língua e da Cultura Mirandesa (ALCM).

HA

Deixe um comentário