Cooperação Transfronteiriça: Chaves-Verín cria incubadora para potenciar empresas e emprego
A eurocidade Chaves–Verín vai criar uma incubadora transfronteiriça, para estimular e apoiar a criação de novas empresas e emprego qualificado, neste território.
O projeto INCUBTRANS – Incubadora Transfronteiriça Euroregião Galiza-Norte Portugal – foi apresentado hoje, em Chaves, no norte do distrito de Vila Real.
O presidente da eurocidade Chaves (Portugal) – Verín (Espanha) – Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), Nuno Vaz, disse que o objetivo é potenciar a criação de empresas e de emprego neste espaço transfronteiriço.
“E que seja um espaço de criatividade e de qualificação”, frisou o também presidente da Câmara de Chaves.
A incubadora vai ficar instalada num edifício próximo da sede da eurocidade, em Feces de Abaixo (Verín), na zona da fronteira, e que foi usado pela espanhola Guardia Civil, que vai ser requalificado para o efeito.
“Nós gostaríamos muito que esta incubadora estivesse alinhada com os objetivos estratégicos da região, naturalmente, mas não vamos excluir, limitar ou condicionar jovens ou menos jovens que queiram aqui desenvolver um projeto e uma ideia que possa conduzir a um negócio, seja na lógica da criação do próprio emprego ou de empresas que tenham potencial de gerar mais emprego”, referiu.
Nuno Vaz concretizou, no entanto, que se gostaria que a incubadora estivesse mais centrada nas áreas da gastronomia, do turismo, da agroindústria, às quais fossem associados processos inovadores e diferenciadores e até com recurso à inteligência artificial.
O investimento previsto ronda os 350 mil euros e conta com financiamento no âmbito do projeto eurocidade 2030, aprovado no âmbito do programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, com cofinanciamento FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O autarca prevê que a incubadora possa estar a funcionar em 2027/28.
“É fundamental que se experienciem projetos desta natureza, feitos por entidades de dois países”, defendeu.
O INCUBTRANS tem como principal beneficiária a eurocidade Chaves-Verín e tem como parceiros a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), Fundação Galicia Europa, Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Universidade de Vigo, Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Aje Galicia.
Os dois municípios estão unidos desde 2007 no AECT e têm desenvolvido projetos comuns em áreas como cultura, animação, desporto formação e transportes públicos, partilhando ainda um cartão de cidadão que dá acesso a piscinas, bibliotecas e eventos.
Fonte: Lusa