Constantim: D. Nuno Almeida presidiu à missa campal na romaria de Nossa Senhora da Luz
Na tarde de Domingo, dia 27 de abril, o bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, presidiu à celebração da missa campal, na romaria internacional de Nossa Senhora da Luz, em Constantim, tendo exortado os milhares de fiéis, portugueses e espanhóis, a serem peregrinos de esperança e da misericórdia.
No recinto da ermida de Nossa Senhora da Luz, a 895 metros de altitude e em plena fronteira com Espanha, o bispo diocesano saudou os milhares de portugueses e espanhóis e inspirado pela expressão de São Tomé “Meu Senhor e meu Deus”, afirmou que Deus “é o nosso maior bem”.
“Perante a morte de Jesus, os apóstolos ficaram desanimados e escondidos. Como passar da tristeza à alegria? Do medo à coragem? Tal como aconteceu a Tomé, ter dúvidas também é caminho para procurar respostas e assim aprofundar a fé. Inicialmente, São Tomé duvidou. Mas depois, acreditou.”, explicou, Dom Nuno Almeida.
Na homilia da missa campal, o bispo de Bragança-Miranda explicou que o II Domingo da Páscoa é também o Domingo da Divina Misericórdia. Dom Nuno Almeida lembrou o exemplo de vida do Papa Francisco e animou os fiéis a praticar as obras de misericórdia, corporais e espirituais.
Obras de Misericórdia Corporais:
1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nús;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.
Obras de Misericórdia Espirituais:
1ª Dar bons conselhos;
2ª Ensinar os ignorantes
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os tristes;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.
“Que Nossa Senhora da Luz nos ensine a trilhar o caminho da misericórdia e o Senhor faça de nós um povo peregrino da Esperança. Um povo que caminha com o coração em Deus, o olhar misericordioso e atento aos irmãos e os pés bem assentes na terra”, exortou.
No final da missa realizou-se a procissão e a benção de uma imagem de Nossa Senhora da Luz, instalada à entrada da ermida, junto à fronteira com Espanha.
A festa em honra de Nossa Senhora da Luz prosseguiu durante a tarde de Domingo, com a romaria e a visita à feira comercial. Ao final da tarde realizou-se a procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora da Luz, à igreja matriz de Constantim.

Ao serão, a festa encerrou com o concerto do grupo Banda 4 e o arraial com fogo de artifício.
A Romaria Internacional em honra de Nossa Senhora da Luz foi patrocinada pela empresa VM Condomínio Imobiliária e contou com os apoios do Município de Miranda do Douro e da União de Freguesias de Constantim e Cicouro.




















HA