Comunicações: Vimioso quer melhores comunicações de voz e de dados
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso mostrou-se expectante na resolução das falhas nas redes móveis no município onde, segundo dados da ANACOM, a cobertura do sinal das operadoras MEO, NOS e Vodafone é maioritariamente “má/inexistente” ou “muito má”.
Após a apresentação de um relatório pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), Jorge Fidalgo mostrou-se expectante na resolução deste problema que “há muito tempo” prejudica a população do concelho de Vimioso.
“A falta de comunicações, quer de voz quer de dados, prejudica em muito o nosso concelho, como foi verificado quando da implantação do ensino à distância devido à pandemia, ou o desenvolvimento económico das próprias empresas instaladas neste território ou outras que aqui se poderiam fixar”, alertou Jorge Fidalgo.
De acordo com o autarca, o problema das falhas de comunicações móveis e dados é conhecido “há muito tempo e frequentemente comunicado às entidades competentes e ao Governo”.
O presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, esteve em Vimioso para apresentar ao presidente da câmara e aos presidentes das juntas de freguesia do concelho, os resultados do estudo de qualidade de serviço das redes móveis no município.
Trata-se de um estudo realizado na sequência de uma solicitação do presidente da Câmara de Vimioso e envolveu a realização de medições no período de 29 e 30 de junho de 2021, para avaliar o desempenho dos serviços de comunicações eletrónicas e verificar os níveis de cobertura radioelétrica GSM, UMTS e LTE, dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO, NOS e Vodafone no concelho de Vimioso.
“Pretende-se desta forma averiguar a experiência do utilizador em termos de acessibilidade aos serviços, sendo que para o efeito foram estabelecidas chamadas de voz, para avaliação do serviço de voz, realizados testes NET.mede (Ferramenta de verificação disponibilizada pela ANACOM para medição da velocidade da internet) para avaliação da performance do serviço de dados, e verificados os níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura das redes”, revelou o presidente daquela entidade reguladora.
Segundo os principais resultados verificados pela ANACOM, a cobertura do sinal dos sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresenta níveis entre o “Muito Má” a “Muito Boa”, sendo que a maior parte dos valores registados se situam no intervalo “Má/inexistente” a “Muito má”.
“Do total de amostras registadas da rede de cada operador, verifica-se que existe ausência de rede em 0,3% no caso da MEO, 10% no caso da NOS e 12,1% no caso da Vodafone”, indica o relatório efetuado.
Já nos serviços de chamadas, foi possível estabelecer a chamada em 100% dos casos na MEO 80,8% para a NOS e 84,3% para a Vodafone.
“No entanto, nem todas as chamadas iniciadas nos três operadores foram concluídas com sucesso, algumas acabaram por cair antes de terem sido voluntariamente terminadas – a MEO apresenta um rácio de terminação de chamadas de 93,6%, a NOS de 77,9% e a Vodafone de 73,8%”, indica a ANACOM.
No serviço de dados regista-se o sucesso na realização dos testes à velocidade de internet feitos através do NET.mede tendo sido medida a velocidade de ‘upload’, ‘download’ e latência.
“Os valores registados são de 73,2%, 40,2% e 43,9% respetivamente, para MEO, NOS e Vodafone”, refere a entidade reguladora.
Lusa | HA