Cimeira ibérica: Linha ferroviária transmontana
A Associação Vale D’Ouro congratulou-se por a ligação ferroviária Porto, Trás-os-Montes e Zamora (Espanha) ter sido, pela primeira vez, incluída nas conclusões de uma cimeira ibérica, depois do primeiro-ministro anunciar que o traçado está em estudo.
No final da cimeira luso-espanhola, que decorreu a 23 de outubro, em Faro, Luís Montenegro informou que a ligação ferroviária Porto/Zamora se encontra em estudo “para ser aprofundada nos próximos anos”, entrando assim na lista de investimentos a coordenar com Espanha.
A Associação Vale D’Ouro, com sede em Alijó, distrito de Vila Real, destacou, em comunicado, que esta “foi a primeira vez que a ligação entre Porto e Madrid, via Trás-os-Montes e Castela e Leão, integrou o texto das conclusões de uma cimeira ibérica”.
“Depois de vários anos em que a região, através dos seus autarcas e associações da sociedade civil, reclamou a discussão deste tema com a vizinha Espanha, o Governo de Portugal decidiu finalmente incluir esta ligação na agenda da cimeira que decorreu esta quarta-feira em Faro”, realçou.
A proposta de uma ligação ferroviária entre o Porto e Madrid, passando por Vila Real, Bragança e Zamora, foi apresentada em 2021 pela Associação Vale d’Ouro.
“Afinal pode-se falar de ferrovia nas cimeiras luso-espanholas e os entraves e justificações do passado que assentavam no pressuposto de que Espanha não estava disponível para discutir esta ligação não eram mais que desculpas do lado português para não se falar desta ligação, até porque o governo espanhol se manteve, o que mudou foi o nosso governo”, afirmou, citado no comunicado, o presidente da associação, Luís Almeida.
Na sua opinião, a “democracia deu um passo em frente”.
“Foi uma proposta de cidadãos a coberto de uma associação da região que colocou à disposição de Trás-os-Montes a sua competência para construir uma proposta sólida que merecesse ser considerada ao mais alto nível, o Governo ouviu os cidadãos e reconheceu o mérito desta ideia, isto é democracia, governo e cidadãos a construir, em conjunto, o futuro do território”, salientou.
Acrescentou ainda que esta “foi uma proposta que a generalidade da comunidade técnica reconheceu ter mérito e em que as críticas construtivas, como a da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, contribuíram positivamente para a sua melhoria, precisamente na zona raiana”.
A Vale d’Ouro disse que aguarda agora, com expectativa, a “calendarização rigorosa dos próximos passos”.
Esta associação, sediada no Pinhão, concelho de Alijó, participou na consulta pública para o Plano Ferroviário Nacional submetendo um estudo para uma nova linha de alta velocidade entre Porto–Vila Real–Bragança-Zamora, uma proposta que prevê a ligação à linha de alta velocidade Madrid-Galiza a cerca de 40 quilómetros da fronteira.
Em dezembro, ficou a saber-se que esta linha transmontana não foi incluída na rede transeuropeia de transportes (TEN-T) e já este ano, a União Europeia, numa resposta por escrito à Vale D’Ouro, classificou este projeto como sendo de “interesse comum” para Portugal e Espanha.
Fonte: Lusa