Castro Vicente: Feira do Bísaro no fim-de-semana de 21 e 22 de fevereiro
No fim-de-semana de 21 e 22 de fevereiro, realiza-se na aldeia de Castro Vicente, no concelho de Mogadouro, a IX Feira do Bísaro, um certame que tem o objetivo de valorizar os produtos da terra, o fumeiro e a gastronomia tradicional e cujos maiores destaques são no sábado, a matança tradicional do porco e no Domingo, a açorda de” txitxos”.

Sobre a IX edição da Feira do Bísaro, a presidente da Freguesia de Castro Vicente, Carla Lousão, explicou que o nome da feira “bísaro” remete para a existência na freguesia, da maior exploração pecuária de porco bísaro no distrito de Bragança. No certame deste ano, vão participar 20 produtores e artesãos, que vão expor produtos como o fumeiro tradicional, queijo, pão, vinho, doçaria tradicional, mel e máquinas agrícolas.
“A Feira do Bísaro já se realiza há alguns anos e em cada nova edição pretende-se renovar o certame, sempre com os mesmo objetivos: o de promover os produtos da terra e o fumeiro tradicional e simultaneamente preservar as receitas e a gastronomia local”, indicou a autarca.
Exemplo disso é a matança tradicional do porco em comunidade, agendada para a manhã de sábado, dia 21 de fevereiro.
“Com este produto típico, o porco bísaro, ao almoço vão ser servidos rojões, com batatas e feijões. No dia seguinte, Domingo, 22 de fevereiro, vão ser preparadas a açorda de txitxos, o lombo de porco salteado na panela e para os vegetarianos alguns legumes da região”, informou.
Para o primeiro dia do certame, em Castro Vicente, estão programadas atividades como: o passeio de todo-o-terreno (8h00), a abertura oficial da feira (10h00), teatro de rua (14h30 âs 18h00), oficinas de cerâmica para crianças e famílias (15h00-18h00), as conversas do Bísaro, dedicadas à confecção do fumeiro tradicional (16h30) e a degustação comentada de fumeiro tradicional com vinhos, pelo Chefe, Luís Martins.
Na animação musical, a organização preparou atuações itinerantes, um arraial e espetáculo de fogo.
No Domingo, dia 22 de fevereiro, a Feira do Bísaro, em Castro Vicente prossegue com a matutina Caminhada interpretada “Dos Porrais à selvagem ribeira do Azibo”.
“Este passeio tem uma distância de 8,5 quilómetros e os caminheiros vão certamente maravilhar-se com a beleza das paisagens sobre o rio Sabor e a ribeira selvagem do Azibo. Dada a proximidade da primavera, os caminhantes vão ter a oportunidade de ver as amendoeiras já em flor, assim como os olivais e as aves rupícolas”, disse.
O programa da Feira do Bísaro oferece em simultâneo, outras atividades como o passeio de bicicleta todo-o-terreno (BTT) de 25 quilómetros; o passeio de automóveis clássicos; e a visita interpretada à paisagem e património do Cabeço do Santo Cristo.
“O cabeço ou monte é sobranceiro à aldeia de Castro Vicente e foi ali que teve origem esta localidade, onde existe o castro ou antigo povoado fortificado, assim como um mural de pinturas a fresco e os miradouros sobre o rio Sabor”, indicou.
No almoço de Domingo, os visitantes da Feira do Bísaro têm a possibilidade de degustar o prato gastronómico tradicional da “Açorda de Txitxos”.
Na tarde de Domingo, realiza-se o IV Encontro de Cantares Tradicionais, no qual vão cantar e dançar o Grupo de Cantares das Terras de Castro Vicente, o Rancho Folclórico de Vimioso, o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Mogadouro e o Grupo de Cantares de Alfândega da Fé.
A IX Feira dos Produtos da Terra Bísaro é um evento organizado pela freguesia de Castro Vicente e segundo a presidente, Carla Lousão, tem muito para oferecer aos visitantes.
“Castro Vicente tem para oferecer ao público visitante, Desde logo, o bom acolhimento, uma excelente gastronomia e paisagens incríveis! Na gastronomia, a par da restauração na feira, existe também o restaurante Apolinário que é uma referência na região a atrai clientes durante todo o ano”, destacou.

Na freguesia de Castro Vicente, que compreende ainda as aldeias de Porrais e Vilar Seco vivem atualmente cerca de 240 pessoas.
“Castro Vicente é freguesia mais distante da sede de concelho, Mogadouro e é a única freguesia situada do lado direito do rio Sabor. Esta geografia dá-nos proximidade com os concelhos de Alfândega da Fé e Macedo de Cavaleiros, o que faz com que o nosso código postal seja o de Alfândega da Fé, o indicativo de telefone é de Macedo de Cavaleiros e os médicos de famílias são repartidos entre os três municípios”, indicou.
No âmbito patrimonial, em Castro Vicente destaca-se a Igreja Matriz; o pelourinho como símbolo da anterior autonomia administrativa; o cruzeiro; o edifício da Misericórdia; os fontanários e a praia fluvial.

HA