Carção: Frades Capuchinhos assumem as paróquias do padre Aníbal

Até ao final de agosto, os Frades Capuchinhos assumem as paróquias de Argozelo, Carção, Santulhão e Matela, substituindo o padre Aníbal da Anunciação, falecido a 6 de janeiro, acumulando esta responsabilidade com a administração dos cursos bíblicos na diocese de Bragança-Miranda.

O frei Hermano Filipe, superior da Comunidade dos Frades Capuchinhos, que vivem na casa paroquial em Argozelo, indicou que até ao final de agosto vão desempenhar as funções de administradores paroquiais em Argozelo, Carção, Santulhão e Matela.

“Infelizmente, o padre Aníbal partiu repentinamente e o senhor bispo, Dom Nuno Almeida, pediu-nos para assumir temporariamente estas paróquias até ao final de agosto, como administradores paroquiais. No próximo mês de setembro, em diálogo com o senhor bispo vai decidir-se consoante as necessidades destas comunidades e as nossas possibilidades”, indicou o frade capuchinho.

Na Diocese de Bragança-Miranda, os três Franciscanos Capuchinhos, também estão a acompanhar as visitas pastorais do bispo, Dom Nuno Almeida, através da oferta de Cursos Bíblicos às várias comunidades paroquiais. Questionado sobre a realidade que têm encontrado na diocese de Bragança-Miranda, Frei Hermano Filipe chamou a atenção para o desafio sociodemográfico.

“O despovoamento, o envelhecimento e a diminuição do número de jovens tem impacto na vida destas comunidades paroquiais, onde se regista um acentuado decréscimo de batizados, de casamentos, etc. Contudo, as comunidades da diocese Bragança-Miranda continuam a ser exemplos vivos de tradições, de cultura e de fé que merecem ser valorizadas e transmitidas”, disse o capuchinho.

Os Capuchinhos – Frades de hábito marrão e de capuz pequeno, surgiram em Itália, no século XVI, com o objetivo de observar rigorosamente a “Regra e Vida dos Frades Menores, escrita por São Francisco de Assis e praticar a pobreza radical, a oração contemplativa e a vida missionária anunciando a todos, o Evangelho de Jesus Cristo.

“A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFM.Cap) é um ramo da Família Franciscana que tem São Francisco de Assis como pai e fundador. No século XVI, houve a reforma capuchinha em que os franciscanos desejavam regressar ao espírito de São Francisco de Assis (1181-1226), num estilo de vida assente na proximidade às pessoas, em particular nas regiões onde mais ninguém queria ir, como talvez seja hoje o interior de Portugal”, disse Frei Hermano Filipe.

Em Argozelo, a comunidade dos frades capuchinhos é constituída pelo sacerdote, frei Hermano Filipe e pelos freis John Naheten e Hermenegildo Sarmento, religiosos capuchinhos nascidos em Timor-Leste.

Em setembro de 2025, os três frades Capuchinhos percorreram as 321 paróquias da diocese, numa autocaravana, durante três semanas., na iniciativa ‘Caravana de Esperança’.

HA



Deixe um comentário