Bragança-Miranda: Paróquias ajudam vítimas das tempestades
O bispo de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, anunciou que no início da Quaresma vai realizar-se em todas as paróquias da diocese, uma recolha de fundos em favor das vítimas das tempestades que afetaram a região central de Portugal.

“No Primeiro Domingo da Quaresma (21 e 22 de fevereiro) o ofertório das Eucaristias reverte, solidariamente, para as vítimas das intempéries da Zona Centro”, escreve D. Nuno Almeida, na mensagem para a Quaresma e Páscoa 2026.
O bispo manifesta uma união particular a “todos os que sofreram e sofrem as consequências devastadoras das últimas intempéries”, lembrando as famílias que perderam bens e segurança nas últimas semanas.
“Sintonizamo-nos com os governantes, os profissionais de saúde e as forças de segurança dando as mãos pelo bem de todos”, refere.
D. Nuno Almeida informa ainda que a renúncia quaresmal de 2026 destina-se à substituição “urgente” das janelas do Carmelo da Sagrada Família, no Larinho, em Torre de Moncorvo.
O itinerário da Quaresma aparece-nos como um rumo de esperança, que nos leva sempre a passos e gestos concretos de caridade. É tempo de conversão pessoal, pastoral e missionária, através de uma redescoberta da relação com Deus (oração), com os outros (partilha) e connosco próprios.”
A mensagem para a Quaresma 2026, intitulada ‘Da esperança à caridade’, convida a comunidade diocesana a percorrer um itinerário de conversão que coloque no centro o cuidado com as pessoas em maior vulnerabilidade.
“Neste itinerário quaresmal e pascal, recordamos as crianças que vivem no abandono e na ausência de afetos; trazemos no coração os jovens que experimentam a incerteza relativa ao futuro”, escreve D. Nuno Almeida.
“Cuidamos a caridade pastoral que nos é devida aos doentes, aos enlutados, aos reclusos”, acrescenta.
O documento evoca as indicações deixadas pelo Papa para este tempo litúrgico.
“Leão XIV, na sua mensagem, ‘Escutar e jejuar. Quaresma como tempo de conversão’, convida-nos a escutar a Palavra de Deus com fidelidade e docilidade ao Espírito Santo”, refere a nota pastoral.
A Diocese de Bragança-Miranda propõe um itinerário específico para as paróquias, enquanto o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil sugere a prática da ‘Lectio Divina’ sobre os evangelhos dominicais para os grupos de jovens.
D. Nuno Almeida convoca ainda os fiéis para a Jornada Diocesana de Formação, no próximo sábado, sobre o tema ‘Unidades Pastorais com expressão ativa de Sinodalidade’.
“Que cada um de nós se disponha, em atitude de peregrino, à conversão pessoal, pastoral e missionária a partir do centro da nossa vida: Jesus Cristo”, conclui o bispo diocesano.
A renúncia quaresmal é um gesto associado às práticas tradicionais da esmola e do jejum, no qual os fiéis abdicam da compra de bens ou serviços habituais, reservando esse dinheiro para finalidades solidárias específicas, indicadas pelo bispo da diocese, durante o tempo de preparação para a Páscoa, que se inicia hoje com a celebração das Cinzas.
Fonte: Ecclesia | Imagem: DBM