Bragança-Miranda: Família e as artes são importantes no despertar da fé dos mais jovens

O secretariado diocesano da catequese (SDC) promoveu no sábado, dia 23 de setembro, no Centro D. Abílio Vaz das Neves, em Macedo de Cavaleiros, um encontro formação com o objetivo de refletir sobre a missão dos catequistas, no encontro das crianças e adolescentes com Deus.

O encontro iniciou-se com a animação musical, proporcionada por um grupo de jovens da diocese de Bragança-Miranda.

No âmbito do novo ano catequético, os catequistas da diocese reuniram-se com os bispos de Bragança-Miranda, Dom Nuno Almeida, e de Aveiro, Dom António Moiteiro.

No acolhimento inicial, o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida agradeceu a presença dos catequistas de toda a diocese e sublinhou o importante papel que desempenham na formação das comunidades cristãs.

“Numa época de profundas transformações sociais, em que se regista o decréscimo da população e a solidão das pessoas, em particular dos idosos, é pertinente perguntarmo-nos o que é que Deus quer neste momento para a diocese de Bragança-Miranda?”, interpelou.

Referindo-se à catequese, D. Nuno Almeida, desafiou os catequistas a serem pessoas alegres e a formar grupos saudáveis, abertos à comunidade e generosos.

Por sua vez, a nova diretora do secretariado diocesano da catequese (SDC), Ivone Calado, enfatizou a importância da formação dos catequistas.

“A finalidade da catequese é proporcionar o encontro das crianças e jovens com Jesus! Para tal, é fundamental que os catequistas aprofundem a sua própria relação com Deus, através da formação, da oração e da vida sacramental”, disse.

O encontro de formação dos catequistas foi subordinado ao tema “Itinerário de Iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias”.

O tema foi aprofundado pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, que começou por dizer que “a catequese mais importante é a das famílias”. Por isso, o prelado indicou que é importante envolver as famílias.

“A catequese insere as crianças e jovens na comunidade cristã, verdadeiro lugar da vida de fé. Pelo que é importante que os mais novos se sintam acompanhados pelas suas próprias famílias”, disse.

Após a explicação do documento, seguiu-se um momento de partilha de experiências, por parte dos catequistas na diocese de Bragança-Miranda.

Entre as várias partilhas, indicou-se a dificuldade em sensibilizar as famílias para participação na vida das paróquias e o acompanhamento catequético dos filhos.

Por outro lado, os catequistas também reconheceram a importância de tornar as catequeses mais apelativas para os jovens. Para tal, sugeriram o recurso às artes como a música, o teatro, a pintura, etc., pois são importantes recursos pedagógicos que proporcionam o encontro dos mais novos com a beleza e com Deus!”, indicaram.

O encontro-formação dos catequistas da diocese de Bragança-Miranda culminou com um almoço convívio.

No fim-de-semana de 21 e 22 de outubro, os catequistas da diocese foram convidados a participar nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que vão decorrer em Fátima, com o tema ““Olhar o novo Itinerário – Iniciação à vida cristã: os alicerces da fé”.

HA

Deixe um comentário