Bragança-Miranda: Dom Nuno Almeida iniciou visita pastoral à diocese
O bispo de Bragança-Miranda iniciou a 13 de janeiro a visita pastoral por toda a diocese com o desejo de “caminhar com as pessoas, com as famílias, com as comunidades e instituições” que a constituem, onde “tanta gente louva o Senhor e procura pôr em prática o Evangelho”.
D. Nuno Almeida vai seguir o itinerário do bispo antecessor D. José Cordeiro, procurando que esta seja uma “visita sinodal e evangelizadora”, contactando nestes primeiros meses de 2024 com os agentes pastorais do arciprestado de Bragança (concelhos de Bragança e de Vinhais), informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O percurso vai arrancar na Paróquia de S. João Baptista, na Unidade Pastoral Senhora das Graças, sendo esta constituída pelas comunidades da antiga Sé, S. Tiago, Santos Mártires, Cantarias e Catedral.
Segundo o programa divulgado pela Diocese de Bragança-Miranda, no sábado, dia 13 de janeiro, o bispo vai ter tês encontros: o primeiro realiza-se às 11h, com catecúmenos.
Os “Jovens Sem Sofá”, que promovem a integração de jovens migrantes, também se reúnem com o bispo, pelas 14h30, e, por último, dá-se o encontro, na Igreja de Santos Mártires, com um grupo de jovens que participaram na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
No dia seguinte, D. Nuno Almeida preside à eucaristia na Igreja de Cantarias, e na segunda-feira celebra a missa na Igreja da antiga Sé; às 18h15 acontece a Adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões.
O último momento do dia é um encontro com a equipa pastoral e Conselho de Assuntos Económicos da Paróquia, na Igreja de Santos Mártires.
Na terça-feira o destaque vai para uma visita do bispo à Cáritas diocesana, outra ao Centro Social de Santa Catarina e ainda encontros com ministros extraordinários da comunhão e leitores.
D. Nuno Almeida continua na tarde de quarta-feira a visita pastoral, desta vez pelas escolas do 1ºciclo do Ensino Básico (Campo Redondo e Artur Mirandela), seguindo depois para o Centro Catequético de S. Tiago, onde tem um diálogo com crianças, catequistas e pais.
O Centro Social Paroquial de Santos Mártires recebe a visita do bispo diocesano no dia 18 de janeiro, que durante a tarde faz algumas visitas a doentes e encontra-se com pessoas em situação de vulnerabilidade social, que participaram no almoço que assinalou o Dia Mundial dos Pobres.
Na sexta-feira, consta no programa a celebração da eucaristia na Igreja de S. Tiago, que é seguida por encontros com os representantes da delegação brigantina da Liga Portuguesa contra o cancro e movimento vencer e viver, visitas à Escola Profissional Prática Universal e Ensibriga, e reuniões com o NERBA (Associação Empresarial do distrito de Bragança), a ACISB (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança), e o Grupo Desportivo de Bragança.
O dia culmina com uma adoração eucarística juvenil, na igreja dos Santos Mártires, pelas 20h30.
No dia 20 de janeiro, D. Nuno Almeida faz uma visita ao Centro de Catequese da Sé, presidindo também a eucaristias nas igrejas da antiga Sé, às 18h00, e S. Tiago, às 19h00; Mais tarde, pelas 20h, realiza-se um encontro com jovens dos Convívios fraternos e acontece ainda um concerto sobre a palavra de Deus, na Igreja da Santa Sé, às 21h.
No domingo, o dia inicia-se com as celebrações eucarísticas nas comunidades de S. Tiago e Santos Mártires, que são seguidas de um almoço comunitário, pelas 12h45.
Durante o período da tarde, o bispo de Bragança-Miranda preside às Vésperas e à Eucaristia.
Na paróquia de S. João Baptista, o curso decorre diariamente, até ao dia 13 de janeiro, pelas 2030, na Igreja dos Santos Mártires.
Fonte: Ecclesia