Avelanoso: IX Feira da Castanha e Produtos da Terra nos dias 1 e 2 de novembro

A Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso, está agendada para os dias 1 e 2 de novembro, um certame que todos os anos possibilita aos produtores locais a comercialização da sua colheita de castanha e outros produtos e que nesta IX edição tem como novidades os 36 expositores, a missa em honra de Todos os Santos e a palestra “Um olhar sobre os castanheiros”.

Numa antevisão ao certame, o presidente da União de Freguesias de Vale de Frades e Avelanoso, Fernando Rodilhão, adiantou que nesta localidade do concelho de Vimioso se perpetiva uma boa colheita de castanha, ainda que a apanha esteja um pouco atrasada.

“Comparativamente com o ano passado, em que houve escassez de castanha, a colheita deste ano está bem melhor. As chuvas do mês de setembro também vieram ajudar ao desenvolvimento das castanhas, embora a apanha esteja mais tardia”, adiantou.

Em Avelanoso existem três variedades de castanha: a longal, que é o tipo predominante, a judia e a côta. Para muitas famílias de Avelanoso, a produção de castanha é uma fonte de rendimento suplementar e a apanha é uma atividade sazonal, realizada em contexto familiar.

“Em Avelanoso, as famílias proprietárias de soutos de castanheiros juntam-se habitualmente aos fins-de-semana e aos feriados para a apanha da castanha. Atualmente, na localidade está-se a plantar outra variedade de castanha, a Martaínha, que é um fruto de grande porte, com muito boa conservação natural e é caraterística dos territórios de altitude”, indicou.

Dada a crescente notoriedade da Feira da Castanha e Produtos da Terra, há muitos produtores e artesãos interessados em participar no certame em Avelanoso. Por esta razão, nesta IX edição, a organização aumentou o espaço da feira para acolher 36 expositores. Entre estes, 11 são produtores de Avelanoso e vão comercializar as colheitas de castanha, amêndoa, noz, avelã, marmelo, produtos hortícolas e a doçaria tradicional.

Nos dias da feira, os visitantes também podem comprar outros produtos da região, com destaque para o fumeiro, pão, queijos, compotas, mel, produtos hortícolas e o artesanato.

Todos os anos, o certame nesta aldeia raiana atrai muito público, também graças ao diversificado programa de atividade, que este ano apresenta como um dos destaques a celebração da Santa Missa, em honra de Todos os Santos, na sexta-feira, dia 1 de novembro.

“Dado que o feriado de Todos os Santos calha numa sexta-feira e o fim-de-semana é prolongado, esperamos a vinda de muitos conterrâneos, em especial os nossos emigrantes”, prevê o autarca de Avelanoso.

No dia 1 de novembro, após a missa, segue-se a abertura da feira ao público, com a apresentação dos expositores. Neste primeiro dia da feira, estão programadas as tradicionais chegas de touros, um magusto e o concerto da “Banda Nova Geração”.

No sábado, dia 2 de novembro, a montaria ao javali e o passeio pedestre são duas atividades que se espera tragam muita gente à II Feira da Castanha e Produtos da Terra, em Avelanoso.

“A montaria ao javali já tem as inscrições esgotadas, com a participação de 130 caçadores. Relativamente ao passeio pedestre, todos os anos procuramos inovar na oferta de atividades e nesta edição vamos organizar o passeio pedestre “Rota da Castanha”. O objetivo é dar a conhecer ao público este nosso produto âncora, a castanha, numa visita aos soutos de castanheiros”, justificou.

Segundo a organização, as inscrições para o passeio são gratuitas. Já os caminhantes que pretendam almoço, brinde e seguro pagam 13 castanhas.

“O local das inscrições para o passeio pedeste “Rota da Castanha” é no recinto da feira e a hora de partida é às 10h15”, informam.

Nos dois dias da feira, há serviço permanente de restaurante, com almoços e jantares, para que o público tenha a oportunidade de visitar o certame e possa participar nas atividades.

Na tarde de sábado, a animação do certame está a cargo do Rancho Folclórico de Vimioso e do espetáculo musical dos “LMC Band”.

A grande novidade da IX Feira da Castanha e Produtos da Terra é a palestra “Um olhar sobre os castanheiros”, agendada para o início da tarde de sábado. Esta sessão vai ser ministrada por docentes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que vão esclarecer os produtores locais sobre temas como as doenças antigas e emergentes do castanheiro; lavrar ou não, os soutos de castanheiros; e a reação do solo e a resposta do castanheiro à aplicação de fertilizantes.

“Perante as recorrentes doenças que afetam os castanheiros, decidimos organizar uma ação de sensibilização para os agricultores, de modo a saber que tratamentos devem ser implementados nos soutos”, disse.

A Feira da Castanha e Produtos da Terra é um evento organizado pela freguesia de Avelanoso e que conta com o apoio do município de Vimioso. Na preparação do evento, a freguesia realiza todo um trabalho prévio, na escolha da tenda para o recinto da feira, na contratação dos grupos musicais e na preparação das várias atividades.

“A realização destas feiras exige um rigoroso planeamento de custos e despesas. Em Avelanoso, fazemos inclusive um estudo de mercado para contratar os melhores serviços ao melhor preço, assegurando sempre a sustentabilidade financeira da freguesia. Na realização da Feira da Castanha e Produtos da Terra, uma das maiores despesas é o aluguer das tendas, cujo custo varia entre 4 mil a 6 mil euros”, explicou.

Para a realização da feira, a freguesia de Avelanoso conta com a valiosa colaboração da população local, que se disponibilza para realizar vários serviços como preparar o magusto, garantir o funcionamento do bar, assegurar a logística das chegas de touros, do passeio pedestre, entre várias outras atividades.

“Sem a ajuda da população de Avelanoso não seria possível organizar esta feira anual. Hoje em dia, este certame dedicado à castanha já é uma marca do concelho de Vimioso e é conhecido até no estrangeiro. Para tal, agradeço o apoio logístico, financeiro e humano do município de Vimioso”, concluiu, Fernando Rodilhão.

HA

Deixe um comentário