Autárquicas 2025: Helena Barril recandidata-se à presidência da Câmara Municipal

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, aceitou o convite da Comissão Política Concelhia do Partido Social-Democrata (PSD), para uma recandidatura à presidência do município, nas eleições autárquicas, que devem realizar-se entre setembro e outubro deste ano.

De acordo com o presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Miranda do Douro, Francisco Parreira, a recandidatura de Helena Barril foi aprovada por unanimidade, numa reunião realizada a 17 de fevereiro, na sede do partido, em Miranda do Douro.

“Nestes primeiros quatro anos à frente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, o executivo municipal liderado por Helena Barril, trabalhou incansavelmente na dinamização do concelho e na procura de investimentos estruturantes, como o matadouro intermunicipal, o hotel Vila Galé e o centro de inspeção periódica aos veículos”, justificou, Francisco Parreira.

O responsável do PSD Miranda do Douro disse acreditar que com a reeleição da equipa de Helena Barril, nas próximas eleições autárquicas, o segundo mandato “será a oportunidade para concluir os projetos em curso, que vão trazer um significativo e maior desenvolvimento ao concelho de Miranda do Douro”.

Ao convite do PSD de Miranda do Douro, para se recandidatar à presidência do Município, Helena Barril, disse ter aceitado o desafio com “muita honra e sentido de responsabilidade”.

“Juntamente com a minha equipa, constituída pelo Nuno Rodrigues e o Vitor Bernardo, aceitei o convite e o apoio do Partido Social Democrata (PSD), de me recandidatar às próximas eleições autárquicas”, disse.

Numa análise ao trabalho desenvolvido no município de Miranda do Douro, desde 2021, Helena Barril referiu que o mandato começou por ser um tempo de adaptação a novas funções.

“Ao longo destes primeiros quatro anos, percebemos que ainda há muita burocracia e não é fácil concretizar, em tempo útil, os projetos. Ainda assim, a minha equipa trabalhou diariamente para incutir um maior dinamismo a todo o concelho. Por exemplo, o município investiu muito na promoção daquilo que caracteriza cada localidade, como são as tradições culturais, desde as danças dos pauliteiros, as festas de solstício de inverno, as raças autóctones, gastronomia, a língua mirandesa, as capas d´honra”, disse.

Sobre as obras realizadas, a autarca de Miranda do Douro, destacou a conclusão do Centro de Valorização e Melhoramento das Raças Autóctones, dos miradouros, as requalificações da Biblioteca Municipal, da Casa da Cultura e da Escola Básica e os arranjos urbanísticos em várias localidades do concelho.

“Estamos a aguardar com muita esperança a decisão do Instituto da Mobilidade e dos Transporte (IMT) sobre a instalação de um Centro Técnico de Inspeção de Veículos, em Miranda do Douro. Recentemente, foi aprovada a desafetação da Reserva Ecológica Nacional (REN) para a construção do hotel Vila Galé, em Miranda do Douro. E já foi consignada a obra de construção do matadouro intermunicipal”, indicou.

Em 2021, as eleições autárquicas em Miranda do Douro foram ganhas pela coligação “Tempo de Acreditar” do Partido Social Democrata (PSD)/CDS-PP, com 54,15% dos votos, o que levou à eleição de Helena Barril, como a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Nesse ato eleitoral, o Partido Socialista (PS), liderado por Júlio Meirinhos, ficou em segundo lugar com 41,12% dos votos.

Neste ano de 2025, as eleições autárquicas devem realizar-se entre os meses de setembro e outubro.

HA | Foto: DP



Deixe um comentário