Argozelo: Uma centena de caminhantes desceram ao rio Maçãs e subiram ao miradouro da Cruz do Serro
O 8º Passeio Pedestre dos Três Termos reuniu na manhã do dia 27 de abril, mais de uma centena de caminhantes das localidades de Argozelo, Carção e Santulhão, que este ano desceram ao rio Maçãs, para depois subir ao alto do miradouro da Cruz do Serro, na freguesia de Argozelo.
No passeio de 10 quilómetros, o grupo de caminhantes constituído por adultos, jovens e até crianças, partiram da vila de Argozelo, passando pelo centro interpretativo das Minas, em direção à vizinha localidade de Carção.
Entre os caminhantes, Lopes Pires, de Santulhão, militar da marinha, aposentado, disse ser um apreciador das caminhadas na natureza, em particular, na “belíssima” região de Trás-os-Montes.
“Gosto muito do pedestrianismo, razão pela qual propus há alguns anos, à Câmara Municipal de Vimioso, a organização de passeios pedestres pelo concelho. Felicito, por isso, as freguesias de Argozelo, Carção e Santulhão, pela organização conjunta deste Passeio dos Três Termos, que promove o encontro e o convívio entre as populações”, disse.
Por sua vez, o jovem, Tiago Lourenço, natural de Argozelo, mostrou-se animado com a primeira participação no Passeio Pedestre dos Três Termos.
“Decidi participar por livre e espontânea vontade. Gosto de desporto e apreciei muito o convívio que se estabelece com os outros caminhantes”, revelou o jovem argozelense.
De Carção, o presidente do município de Vimioso, António Santos, referiu que os passeios pedestres já são um hábito entre a população do concelho.

“Os passeios pedestres são um modo privilegiado de conhecer e contemplar a beleza natural do concelho de Vimioso. Para além do bem-estar físico que as caminhadas proporcionam, estes eventos são também momentos de encontro e de convívio entre as populações e outros visitantes”, justificou.

Nesta 8ª edição, o Passeio dos Três Termos levou os caminheiros a descer até ao rio Maçãs, para depois subir até à Cruz do Serro, localizada na freguesia Argozelo.
No alto do miradouro da Cruz do Serro, a centena de caminhantes fez uma pausa para descansar, merendar e contemplar a paisagem envolvente, avistando ao longe localidades como Outeiro, Pinelo e Vimioso.
Após a pausa, os caminhantes concluíram os três quilómetros finais de regressoa à vila de Argozelo. À chegada, o grupo entrou pela zona sul da localidade, para visitar a associação dos “Amigos do Bairro de Baixo”. Esta coletividade local está a preservar a memória dos “peleiros”, os antigos comerciantes de peles de animais, cuja utilidade era o curtume para posterior fabrico de calçado e peças de vestuário.
Em Argozelo, o 8º Passeio Pedestre dos Três Termos concluiu-se com o tradicional almoço-convívio, desta vez no ginásio da antiga escola primária.
No final, o presidente da freguesia de Argozelo, José Miranda, felicitou os caminhantes e destacou que esta iniciativa aprofunda o espírito de amizade entre as populações das localidades de Argozelo, Carção e Santulhão.
“Atividades como o Passeio Pedestre dos Três Termos ou recentemente a Feira da Rosquilha, em Argozelo, são oportunidades para rever amigos e também dar a conhecer a vila de Argozelo a novos visitantes”, disse o autarca.
A vila de Argozelo tem como principais locais de interesse o Centro Interpretativo das Minas de Estanho e de Volfrâmio, a rota e a ponte dos Mineiros, a ponte gótica sobre o rio Maçãs, assim como coletividades como o clube de Futebol Minas de Argozelo e a associação “Amigos do Bairro de Baixo”.




























































HA