Argozelo: Feira da Rosquilha anuncia a Páscoa

No fim-de-semana de 5 e 6 de abril, a freguesia de Argozelo, no concelho de Vimioso, volta a organizar a Feira da Rosquilha, um doce tradicional de Páscoa, que é a maior atração de um certame, em que se celebra também o 24º aniversário de elevação de Argozelo à categoria de vila.

Quem pretenda visitar a XVIII Feira da Rosquilha, na vila de Argozelo, tem a oportunidade de adquirir produtos locais e regionais como as rosquilhas, pão, fumeiro, queijos, licores, doces tradicionais, mel, frutos secos, cogumelos, compotas, produtos hortícolas e artesanato.

No sábado, dia 5 de abril, um dos destaques da Feira da Rosquilha, em Argozelo, é o Passeio Todo-o-Terreno (TT), organizado pelo motoclube “Os Perros”.

A abertura da XVIII Feira da Rosquilha está agendada para as 10h30 da manhã de sábado. Neste primeiro dia, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Vimioso vai animar a tarde do evento. Para o serão, está programada a recriação da tradição da “Encomendação das almas” e o concerto musical dos “Irmãos Coragem”.

No Domingo, dia 6 de abril, a XVIII Feira da Rosquilha reabre com o programa radiofónico “Domingão do Tio João”. Ao longo de Domingo, o certame oferece outros motivos de interesse para visitar a vila de Argozelo, como a celebração da eucaristia, às 13h30, as Chegas de Touros Mirandeses (15h00) e as danças dos pauliteiros de Miranda.


Anualmente, a Feira da Rosquilha é organizada pela junta de freguesia de Argozelo (Argozelo foi elevada à categoria de vila, no dia 7 de junho de 2001) e conta com o apoio do município de Vimioso.

A Rosquilha

A Rosquilha é um doce tradicional, confeccionado com farinha, fermento, açúcar, ovos, manteiga, azeite e banha de porco. Há quem adicione aguardente e sumo laranja.

Juntam-se todos estes ingredientes, amassam-se bem, dá-se-lhes a forma circular para depois irem ao forno.

A rosquilha é tão apreciada pelo público, que antes mesmo do certame começar em Argozelo, sucedem-se inúmeras encomendas deste doce tradicional de Páscoa.
HA

Deixe um comentário