Argozelo: Confraria promove a rosquilha

No Domingo, dia 6 de abril, foi apresentada na vila Argozelo, a “Confraria da Rosquilha”, uma nova associação local que tem por missão preservar, transmitir e promover este doce tradicional, em Portugal e no estrangeiro.

De acordo com Ana Luísa, a Confraria da Rosquilha surgiu da ideia de cinco amigos, naturais da vila de Argozelo, com o propósito de ajudar a preservar a receita original da rosquilha e levar este produto a novos mercados e públicos.

“Já este ano, uma das primeiras atividades da Confraria da Rosquilha é realizar o capítulo de entronização, com a constituição dos órgãos sociais, de modo a contar com um número cada vez maior de novos membros, todos com a mesma missão de preservar e promover a rosquilha de Argozelo”, disse.

Outro propósito inicial da nova confraria é o de registar a marca “Rosquilha de Argozelo”, com o objetivo de uniformizar a utilização dos ingredientes, padronizar o modo de confecção e comercializar este doce tradicional ao longo de todo o ano.

“Atualmente, em Argozelo há cerca de 20 pessoas que confeccionam as rosquilhas. A nossa intenção é guardar e transmitir este saber às novas gerações, para que este legado gastronómico e cultural não se perca”, acrescentou.



A confraria foi apresentada no decorrer da XVIII Feira da Rosquilha, em Argozelo e na sessão foram apresentados os traje da Confraria da Rosquilha. A indumentária é feita de burel, com as várias cores acastanhadas da cozedura das rosquilhase inclui representações das rosquilhas e dos ingredientes como o trigo, açúcar, azeite e os ovos.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Carina Lopes, natural de Argozelo, frisou que outra missão da Confraria da Rosquilha é promover turisticamente a vila de Argozelo.

“Aproveitando o potencial gastronómico e económico da rosquilha, queremos atrair a vinda de pessoas à vila de Argozelo e por conseguinte ao concelho de Vimioso. Já este ano, em conjunto com outros produtos, a rosquilha de Argozelo foi um dos destaques na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu de 12 a 16 de março”, informou.


Segundo Carina Lopes, doravante a nova confraria vai dar a conhecer a “Rosquilha de Argozelo” em concursos de doçaria, feiras e eventos, nos âmbitos regional, nacional e também internacionalmente.

A Rosquilha

A Rosquilha é um doce tradicional, confeccionado com farinha, fermento, açúcar, ovos, manteiga, azeite e banha de porco. Há quem adicione aguardente e sumo laranja.

Juntam-se todos estes ingredientes, amassam-se bem, dá-se-lhes a forma circular para depois irem ao forno.

A rosquilha é tão apreciada pelo público, que antes mesmo do certame começar em Argozelo, sucedem-se inúmeras encomendas deste doce tradicional de Páscoa.

HA

Deixe um comentário