Ambiente: Trás-os-Montes investe na recolha de bioresíduos

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) celebrou um protocolo para um financiamento superior a 300 mil euros destinados a projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

A informação foi avançada pela CIM-TTM, que explicou que celebrou com o Fundo Ambiental “um protocolo de colaboração técnica e financeira destinado ao apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, no âmbito do programa RecolhaBio-2024″.

O valor total de financiamento é de 312.403,94 euros, destinados a projetos para aumentar a capacidade dos municípios na recolha seletiva e reciclagem de biorresíduos na origem, detalhou a CIM-TTM em comunicado.

“Este acordo traduz a aposta e preocupação da Comunidade Intermunicipal com o desenvolvimento de projetos que contribuam para uma gestão sustentável dos resíduos, capacitando os municípios, adquirindo equipamentos e sensibilizando a população para a correta separação dos resíduos”, lê-se na nota.

Na mesma nota é relembrado que os biorresíduos são uma parte significativa dos resíduos urbanos e sem a devida separação, são depositados em aterros sanitários, onde contribuem para a produção de gases de efeito estufa e para a contaminação do solo e águas subterrâneas.

Além da diminuição de desperdícios aterrados, a separação dos biorresíduos permite “promover a agricultura sustentável e a produção de energia renovável”, salientou a CIM-TTM.


Fonte: Lusa

Deixe um comentário