Ambiente: Centro náutico no Azibo
O município de Macedo de Cavaleiros inaugurou um centro náutico na Albufeira do Azibo, com a ambição de acolher futuramente as seleções nacionais das diversas modalidades aquáticas e de ser um local de formação de atletas.

“O local, além de ser um armazém de equipamentos náuticos, tem um auditório e salas de preparação de possíveis estágios, até resultantes das parcerias que temos com as áreas do desporto do Instituto Politécnico de Bragança”, afirmou o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.
Segundo o autarca do concelho macedense, com esta nova infraestrutura pretende-se criar condições para que equipas nacionais e estrangeiras, e até seleções, possam ali fazer os seus treinos, em águas “tranquilas e sem o receio de correntes ou ventos”.
Este centro náutico fica localizado na praia da Fraga da Pegada, aproveitando um antigo espaço que estava nos últimos anos sem utilização, com o intuito de recuperar uma ligação aos desportos náuticos na albufeira, tradição que já existiu “com as escolas e que se perdeu um pouco”, segundo Benjamim Rodrigues.
Durante o verão, as crianças que participam nas atividades de férias do município vão poder experimentar vela, canoagem, remo ou windsurf.
“Outro objetivo é também poder facilitar assim a formação no Azibo”, revelou Benjamim Rodrigues.
Já o público em geral ou os turistas vão poder também usufruir do equipamento disponível e até de um instrutor, mas mediante agendamento prévio, para assegurar a disponibilidade.
Numa nota escrita, o município de Macedo de Cavaleiros recordou que esta estrutura “foi a primeira a ser certificada no nordeste transmontano, pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar”, que é a entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal.
Desde outubro de 2021, a albufeira do Azibo faz parte da Rede de Estações Náuticas nacionais.
Na estância balnear fluvial estão previstas atividades de demonstrações de canoagem adaptada, remo, canoagem e ‘stand-up paddle’.
Segundo a informação na página da internet dedicada à Albufeira do Azibo, esta dista a dois quilómetros da cidade de Macedo de Cavaleiros e é designada como Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.
“Foi criada em 1999 e é um espaço de importância regional e nacional com mais de 4.000 hectares. Possui uma elevada valia paisagística a par com um rico património construído. Deve a sua proteção à importância dos seus valores naturais”, lê-se na nota de abertura do ‘site’, que descreve o local ainda como “um repositório de vegetação de importância nacional e acolhe várias espécies ameaçadas”.

Fonte: Lusa | Fotos: Flickr