Algoso: Páscoa celebra-se com Sábado de Aleluia e Mercado Medieval

Na aldeia histórica de Algoso, a Páscoa celebra-se com o Sábado de Aleluia e o Mercado Medieval, um evento religioso e cultural, em que a Ressurreição de Cristo é celebrada com uma procissão noturna até ao castelo, para daí iniciar os cânticos de Aleluia, na noite de sábado para Domingo.

O evento decorre no fim-de-semana de 19 e 20 de abril e faz parte da estratégia da freguesia de Algoso, para promover o seu património religioso, cultural e histórico.

A presidente da freguesia de Algoso, Cristina Miguel, explicou que o “Sábado de Aleluia” é uma antiga tradição da localidade, que consiste numa procissão noturna, da igreja matriz de Algoso, até à capela de Nossa Senhora da Assunção, edificada junto ao castelo medieval.

“Antes da meia-noite, toda a população de Algoso participa nesta procissão até ao Castelo. Na subida para o castelo, são levados estandartes e o povo vestido de preto, em sinal de tristeza e luto pela morte de Jesus, canta as alvíssaras. Chegados ao castelo, à meia-noite os sinos começam a repicar para anunciar a Ressurreição de Cristo e a procissão regressa à aldeia, com o povo a entoar cânticos de aleluia e aclamações a todos os Santos”, descreveu.

Esta antiga tradição foi recuperada em 2018, ano em que a freguesia de Algoso começou também a organizar o Mercado Medieval.

“Com o propósito de promover o riquíssimo património histórico de Algoso, onde se destaca o castelo do século XII, decidimos recriar o tempo da Idade Média. A aldeia é decorada, os habitantes locais vestem-se com os trajes medievais e é instalado um mercado medieval, com barraquinhas de produtos locais e regionais, artesanato e tasquinhas com a gastronomia típica da região”, indicou.

Este ano, vão participar no mercado medieval 60 produtores de doçaria tradicional, folar, pão, fumeiro, azeite, mel, frutos secos, vinho, licores e outros produtos.

Durante o fim-de-semana, a animação é uma constante em Algoso, com jogos tradicionais, teatro, falcoaria, espetáculos de fogo, carrossel medieval, animais, entre outras atividades.



Na noite de sábado, outro destaque é o concerto medieval do grupo “Manta d’Ourelos”.

“O público que pretenda visitar Algoso durante do fim-de-semana, tem a possibilidade de almoçar e jantar nas tabernas do mercado medieval, na Casa do Povo ou no restaurante da albergaria. No que concerne ao alojamento, a albergaria local já esta lotada, pelo que os visitantes devem procurar alternativas nas localidades próximas dos concelhos de Vimioso, Mogadouro ou Miranda do Douro”, indicou Cristina Miguel.

Em Algoso, o Domingo de Páscoa começa pela manhã, com a caminhada interpretativa pelo trilho do castelo. Neste percurso de 6,2 quilómetros, os caminhantes têm a oportunidade de conhecer os monumentos históricos de Algoso, como o castelo do século XII, a ponte românica, o pelourinho, a antiga Câmara Municipal e a fonte Santa, assim como a flora e a fauna da região.

“No Domingo, o maior destaque é a celebração da Missa da Ressurreição do Senhor, às 14h00, na igreja matriz de Algoso”, indicou a presidente da freguesia.

Na tarde de Domingo, a festa do Mercado Medieval prossegue com atividades como o jogo do cântaro, as oficinas de danças medievais e o baile medieval.

“Nesta altura do ano, Algoso recebe a visita de muitos dos emigrantes que trabalham em países como a Espanha, França e Suíça. Por isso, neste fim-de-semana esperamos a afluência de muita gente à aldeia para celebrar a Páscoa da Ressurreição do Senhor”, indicou a autarca de Algoso.

O evento “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval” é organizado pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e conta com o apoio do município de Vimioso. O evento conta ainda com a colaboração da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Algoso e das associações Palombar, AEPGA e Corane.

HA

Deixe um comentário