Algoso: Festa em honra de São João Batista recria a tradição da segada

Nos dias 23 e 24 de junho, Algoso celebra a festa em honra de São João Batista, num programa que inclui uma sardinhada comunitária, a missa solene seguida da procissão e a recriação da tradição e dos cantares da segada, um trabalho agrícola caraterístico desta altura do ano.

Este ano, a festa em Algoso, dedicada a São João Batista inicia-se ao final da tarde do dia 23 de junho, com a tradicional sardinhada comunitária acompanhada do caldo verde. Para o serão, está programada a animação musical pela banda NV3.

No dia 24 de junho, a festa prossegue com o peditório pelas ruas da aldeia, animado pelos gaiteiros de Algoso. A missa solene em honra de São João Batista está agendada para as 17h00, seguida da procissão.

Refira-se que a festa de São João é celebrada com muita devoção em Algoso. A existência de uma capela dedicada ao santo, datada do século XVII, junto à qual está uma fonte cujas águas são consideradas milagrosas, são as razões pelas quais a população local vive esta festividade com muito zelo e alegria.

Em Algoso, no serão de 24 de junho, a festa de São João Batista encerra com a recriação dos cantares da segada e com o baile animado pelo grupo musical HF Duo.

São João Batista

No dia 24 de junho, várias localidades do norte de Portugal celebram com muita devoção a solenidade do Nascimento de São João Batista.

Este Santo ocupa um lugar importante no Novo Testamento e, concretamente, nos evangelhos, pois foi o precursor de Jesus.

João era primo de Jesus, concebido tardiamente, por Zacarias e Isabel, ambos descendentes de famílias sacerdotais: o seu nascimento aconteceu cerca de seis meses antes do Natal de Cristo, segundo o episódio evangélico da Visitação de Maria a Isabel.

São João Batista morreu como mártir. Homem "justo e santo" (At 3,14) foi condenado à morte pela sua liberdade de expressão e fidelidade à verdade.

João foi quem anunciou Jesus aos primeiros discípulos, indicando-O como a Luz do mundo! 

HA

Fotos: Flickr

Deixe um comentário