Algoso: Dom Nuno Almeida na Festa em honra de São Sebastião
Este ano, em Algoso, a festa em honra do padroeiro, São Sebastião, agendada para o dia 20 de janeiro, tem como maior destaque a visita de Dom Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, no âmbito da sua visita pastoral ao arciprestado de Miranda.
Segundo o programa, o dia festivo inicia-se às 10h45 da manhã com a receção a Dom Nuno Almeida, no largo da Igreja, em Algoso.
Antes do almoço comunitário, na casa do povo, a freguesia de Algoso volta a recriar o leilão dos “pés, orelhas e focinho do porco”. Trata-se de uma tradição relacionada com a antiga matança do porco, outrora tão caraterística na estação do inverno.
Durante a tarde, o dia festivo em Algoso prossegue com a visita do bispo de Bragança-Miranda e a comunidade local, às várias capelas da aldeia, como são os templos dedicados a São Roque, ao Senhor da Misericórdia, a São João Batista e a Nossa Senhora da Assunção (Castelo).
Em Algoso, a festa em honra de São Sebastião encerra com um concerto musical na igreja matriz.
São Sebastião
A festa em honra de São Sebastião celebra-se na data do seu martírio: 20 de janeiro.
Para os católicos, a vida de São Sebastião é um exemplo de como a fé ajuda a ultrapassar os obstáculos da vida e o amor de Deus é mais forte que tudo.
Na iconografia, São Sebastião é representado com o corpo pejado com várias setas e preso a um tronco de árvore.
HA