Alcobaça: Monjas Trapistas mostram a doçaria conventual

As Monjas Trapistas do Mosteiro de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, estão a participar na 26ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, que decorre de 14 a 17 de novembro, no Mosteiro de Alcobaça, no distrito de Leiria.

As monjas trapistas de Palaçoulo integram os cerca de 40 expositores presentes na Mostra de Doces e Licores Conventuais, sendo uma oportunidade para divulgarem a sua doçaria conventual.

Entre os doces fabricados pelas monjas de Palaçoulo, destacam-se os rabiscos de amêndoas, torroncinhos vestidos, ‘amaretti’ tenros, amêndoas vestidas, amêndoas pimentinhas, amêndoas salgadas, pãozinho do peregrino, trancinhas e ‘torrones’.

Na 26ª Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais participam também as comunidades das Monjas Cistercienses de Rio Caldo, do Santíssimo Sacramento do Mosteiro do Louriçal, do Mosteiro de Bande (Paços de Ferreira) de São Bento de Singeverga (Santo Tirso), o Mosteiro Cisterciense de Boa Vista (Brasil) e a Abadia de Herkenrode (Bélgica). com chocolate e cerveja.

No certame há centenas de iguarias, como as Cornucópias, Pão de Ló de Alfeizerão, Licor de Ginja de Alcobaça, Pastéis de Santa Clara de Coimbra, Brisas do Liz de Leiria, Licor de Singeverga de Santo Tirso, D. Rodrigo de Portimão, Pão de Rala do Alentejo, Trouxas do Mondego de Tentúgal, Pudim Abade de Priscos de Braga, Ovos Moles de Aveiro, cerveja e chocolate belga.

Desde 1999, a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais mantém o legado dos monges e monjas cistercienses.

A 26ª edição realiza-se no Mosteiro de Alcobaça, considerado património da UNESCO, com um programa que inclui showcooking, concertos, atividades e exposições.

HA

Deixe um comentário