Bragança-Miranda: Frades Capuchinhos vistam as 321 paróquias da diocese em autocaravana
Na iniciativa ‘Caravana de Esperança’, pelo ‘Tempo da Criação’ 2025, os frades Capuchinhos da Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA) vão visitar as 321 paróquias da Diocese de Bragança-Miranda, em autocaravana, entre 9 e 30 de setembro.

“Esta iniciativa surge, antes de mais, da obrigação que nós sentimos, como consagrados, em enriquecer a igreja local com aquilo que é específico do nosso carisma. E o cuidado da Criação é, sem dúvida, algo que nos é muito querido”, disse o responsável pela FIPA, em declarações à Agência ECCLESIA.
“Depois, porque nos pareceu oportuno aproveitar o Tempo da Criação para celebrar de modo mais intenso o 10º aniversário da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, unindo estas celebrações à celebração do grande Jubileu da Igreja, que tem como lema ‘Peregrinos de Esperança’, acrescentou frei Hermano Filipe.
A Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado, dos Franciscanos Capuchinhos em Portugal, é constituída por Hermano Filipe, John Naheten, que foi ordenado diácono, e Hermenegildo Sarmento, que vão levar “Esperança” às comunidades, como mensagem principal; o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, tem procurado pôr a diocese a “Caminhar unida na Esperança”.
“Porventura porque, num território que vive todos os desafios próprios do interior do país, urgem os sinais que convidem a olhar para a existência através dos olhos de Jesus, autor da nossa esperança. Depois, essa esperança, pode e deve manifestar-se de múltiplas formas, por exemplo, no empenho na construção da paz, na luta pela justiça ou no cuidado da criação.”
A ‘Caravana de Esperança’, pelo ‘Tempo da Criação’ 2025, vai levar os Capuchinhos da FIPA pelas 321 paróquias, das 18 unidades pastorais, da Diocese de Bragança-Miranda, têm ainda previstas paragens em algumas escolas, lares de idosos e instituições públicas, entre 9 e 30 de setembro.
Esta viagem vai começar “com apenas três pessoas”, numa autocaravana, mas, à medida que for avançando, e se forem “cruzando e rezando com os habitantes das cidades e aldeias, certamente centenas e centenas de pessoas se irão juntar espiritualmente”.
“Queremos que seja uma peregrinação de gente para quem «o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor» (LS 12)”, acrescentou o entrevistado.
A Diocese de Bragança-Miranda é a quarta diocese mais extensa de Portugal, por isso, os frades Capuchinhos “não” podem “demorar muito tempo em cada paróquia”, têm também o objetivo entregar exemplares do ‘Cântico das Criaturas’ e da mensagem do Papa Leão XIV para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, para além de “rezar com os principais agentes da pastoral de cada comunidade a oração do Jubileu”.
“Pedindo ao Senhor que desperte em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do seu Reino e nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho”, assinalou frei Hermano Filipe, sobre a ‘Caravana de Esperança’.
Segundo o responsável pela FIPA, ao final do dia, quando os frades pararem para descansar, e que se podem alongar, “um pouco mais, no contato com as pessoas, celebrar a Eucaristia e ter momentos de partilha e convívio”.

Desde 12 de novembro de 2023, a Fraternidade Itinerante de Presença e Apostolado (FIPA), da Província Portuguesa da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, é uma presença na Paróquia de Argozelo, no concelho de Vimioso, da Diocese de Bragança-Miranda, até meados de 2026.
Fonte: Ecclesia