Miranda do Douro: Escritor Luís Osório inspirou os alunos a escreverem os seus sonhos

Na sua visita a Miranda do Douro, o escritor, Luís Osório, encontrou-se com os alunos dos 11º e 12º anos, no auditório da Escola Básica e Secundária (EBS), tendo encorajado os jovens mirandeses a sonhar, a escrever e a trabalhar pela concretização dos seus sonhos.

O encontro com o autor, que escreveu livros como “Mãe, promete-me que lês” e “Postal do Dia, decorreu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de maio. Na palestra/conversa, o escritor falou do seu trajeto de vida e encorajou os alunos do 11º e 12º anos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), a não terem medo de sonhar.

“É fundamental sonhar e definir um plano para a vida. O que quero ser e fazer? Tenham sonhos, escrevam-nos no papel e trabalhem para os concretizarem”, aconselhou.

Sobre a sua vocação de escritor, Luís Osório, que tem onze livros publicados – “Mãe, Promete-me que Lês”, “Postal do Dia”, “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, “Ficheiros Secretos”, “30 Portugueses, 1 País”, “A Queda de Um Homem”, “Amor”, “Jorge Jardim Gonçalves”, “Só Entre Nós”, “Quanto Tempo” – revelou que a arte de escrever exige esforço, treino e aperfeiçoamento.

“Antes de ser escritor fui leitor. Os livros enriquecem-nos e abrem-nos horizontes! Vão à biblioteca, requisitem livros e leiam com gosto!”, indicou.

No final da palestra na Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro, Luís Osório, sugeriu aos alunos mirandeses a leitura do livro “A Metamorfose”, do escritor checo Franz Kafka.

“Trata-se de um livro metafórico, que aborda a condição humana”, descreveu.

Sobre a visita do escritor ao Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o professor de Português, António Rodrigues, disse que o objetivo foi despertar nos alunos o interesse pelos livros e “abrir-lhes novos horizontes”.

“A visita do escritor, jornalista, cronista, consultor político e empresarial, Luís Osório foi uma oportunidade para conhecer o percurso de vida de alguém que se destaca em Portugal. Para os jovens, personalidades como o escritor, Luís Osório, são exemplos inspiradores para as suas vidas”, justificou.

A visita do escritor, Luís Osório, inseriu-se na iniciativa “Ler, Ouvir, Partilhar”, promovida pelo município de Miranda do Douro. Nesta estadia, o escritor realizou três encontros: na Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, na Escola Básica e Secundária e na Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Douro (SCMMD).

Perfil:

Luís Osório nasceu em 1971, em Lisboa.

Dirigiu jornais e uma estação de rádio, o Rádio Clube Português.

Imaginou programas de televisão como Zapping ou Portugalmente.

Participou em comissões governamentais, coordenou a comunicação política de uma campanha presidencial e é consultor empresarial.

Realizou documentários e foi premiado como jornalista e criativo.

É cronista diário na Antena 1, onde assina o Postal do Dia.

Escreve todos os dias nas redes sociais, onde tem muitos milhares de seguidores.

HA

Deixe um comentário