Miranda do Douro: Freguesia promove curso de corte e costura do burel
A Freguesia de Miranda do Douro vai iniciar neste mês de maio, o curso “Artesão/â das Artes Têxteis”, com a finalidade de preservar e transmitir a arte de trabalhar o burel, o tecido de lã que dá origem entre outras peças, às Capas d’honra Mirandesas.

De acordo com Cristina Carvalho, tesoureira da Freguesia de Miranda do Douro, o curso tem como objetivo ensinar os formandos a executar peças em burel.
“A formação vai começar com uma exposição teórica sobre a história do burel, o tecido grosseiro de lã, resistente e durável, tradicionalmente feito de forma artesanal para confeccionar, por exemplo, as Capas d’Honras Mirandesas”, disse.
Cristina Carvalho acrescentou que ao longo do curso, os formandos vão conceber e executar peças em burel, inspirando-se em elementos do património cultural de Miranda do Douro e tendo em consideração as tendências comerciais, ou seja, as preferências e a procura do público.
“Inicialmente, os formandos vão aprender a executar peças mais simples como carteiras, malas, tapetes, toalhas, alforges e outros acessórios. No último módulo do curso, o objetivo é capacitar os formandos na confecção das Capas d’honras Mirandesas”, indicou.
Segundo a Freguesia de Miranda do Douro, a formação “Artesão/â das Artes Têxteis”, vai ser ministrada pela artesã, Palmira Falcão, em horário pós-laboral, dois dias por semana.
“Até ao momento, a formação já conta com um grande número de inscrições, sendo que já estão formadas duas turmas com cerca de 20 pessoas. A formação destina-se a maiores de 23 anos, sejam pessoas ativas e reformados”, indicou.
As inscrições no curso “Artesão/â das Artes Têxteis” efetuam-se presencialmente na Junta de Freguesia de Miranda do Douro, através do número de telefone 273 431 288 ou do email: jfmirandadodouro@mail.telepac.pt
HA