Constantim: Nossa Senhora da Luz no fim-de-semana de 26 e 27 de abril
A romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz vai realizar-se no fim-de-semana de 26 e 27 de abril, com as celebrações religiosas e feira comercial, que têm lugar na ermida edificada junto à fronteira e que reúne todos os anos milhares de portugueses e espanhóis.

Todos os anos, a romaria internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é organizada por três casais de mordomos da aldeia de Constantim. Ao longo do ano, estes casais têm a responsabilidade da limpeza e manutenção da ermida de Nossa Senhora da Luz e a organização da romaria no último fim-de-semana de abril.
O programa da festa deste ano começa às 16h00 de sábado, dia 26 de abril, com a tradicional procissão da imagem de Nossa Senhora da Luz, entre a igreja matriz de Constantim e a ermida edificada junto à fronteira.
Segundo a população de Constantim, o ponto alto da festa é mesmo esta procissão que decorre ao longo de dois quilómetros e conta com a participação de milhares de portugueses e espanhóis. Chegados à ermida da Luz, construída a 895 metros de altitude, celebra-se aí a eucaristia.
No serão de sábado, a festa em honra de Nossa Senhora da Luz prossegue na aldeia de Constantim, com uma desgarrada musical protagonizada pelo dueto Borguinha de Braga e Liliana Oliveira.
No dia seguinte, Domingo, inicia-se a romaria com a chegada dos feirantes portugueses e espanhóis, para instalar as suas tendas de produtos, no recinto envolvente à capela de Nossa Senhora da Luz.
No Domingo, dia 27 de abril, a missa campal celebra-se às 14h00, seguida da procissão e benção da nova imagem de Nossa Senhora da Luz.
Ao final da tarde de Domingo, realiza-se a procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora da Luz, à igreja matriz de Constantim.
Segundo o programa, a romaria encerra no serão de Domingo, com o concerto do grupo Banda 4 e o arraial com fogo de artifício.
Antigamente, as populações que participavam na romaria, tinham por tradição oferecer a Nossa Senhora da Luz, produtos agrícolas como o trigo, as batatas e ramos enfeitados com doces, que depois eram leiloados no final da festa.
Outra peculiaridade desta festa luso-espanhola é a tradição das famílias merendarem nas imediações da capela, com o frango guisado, os fritos e o presunto cozido.

A Romaria Internacional em honra de Nossa Senhora da Luz é patrocinada pela empresa VM Condomínio Imobiliária e conta com os apoios do Município de Miranda do Douro e da União de Freguesias de Constantim e Cicouro.
Noutros tempos, a romaria de Nossa Senhora da Luz foi considerada uma das mais importantes do nordeste transmontano, pela grande afluência de público, vindo dos dois lados da fronteira.
Antigamente os portugueses aproveitavam este certame para comprar os cântaros espanhóis para guardar a água fresca no verão, assim como as tortilhas e o escabeche (peixe enlatado).
Do lado espanhol, “nuestros hermanos” apreciavam sobretudo a carne de vitela, os ovos e a qualidade do café em Portugal.

HA | Fotos: Rota da Terra Fria Transmontana | Cartaz: mordomos da festa