Miranda do Douro: Inaugurado o Centro de Apoio ao Caminhante

No dia 17 de abril, foi inaugurado no rés-do-chão da Junta de Freguesia de Miranda do Douro, o Centro de Apoio ao Caminhante, um novo espaço que visa acolher e guiar os turistas nas visitas ao centro histórico da cidade e ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Discurso do presidente da Freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira na inauguração do Centro de Apoio ao Caminhante.

O presidente da freguesia de Miranda do Douro, Francisco Parreira indicou que este novo espaço visa não só prestar apoio aos caminhantes, mas também a todos os turistas e visitantes que procuram conhecer a cidade e o concelho de Miranda do Douro.

“O Centro de Apoio ao Caminhante está instalado no rés-do-chão da junta de freguesia de Miranda do Douro e junto ao centro histórico da cidade. Para além de informação sobre a biodiversidade e os percursos pedestres existentes no concelho, este equipamento oferece também informações sobre o património histórico e cultural. Para tal, a arqueóloga, Mónica Salgado, criou o guia “Com o Menino Jesus da Cartolinha”, que dá a conhecer os principais sítios de interesse histórico na cidade, como são o castelo, o museu da Terra de Miranda, a concatedral, entre outros locais”, disse.

Sobre as visitas ao Parque Natural do Douro Internacional (PNDI), Francisco Parreira referiu que os visitantes têm a oportunidade de conhecer a biodiversidade e as comunidades rurais que aí vivem, mediante informação disponibilizada pelas aplicações digitais (‘APP’s‘) e o Passaporte Natura 2000.

Por sua vez, Miguel Nóvoa, da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino(AEPGA), explicou que o “Centro de Apoio ao Caminhante” surge do Projeto “Visitec | PNDI – Visitar o Parque Natural do Douro Internacional com apoio Tecnológico” e é financiado pelo Fundo Ambiental.

“Em parceria com a Freguesia de Miranda do Douro decidimos abrir este espaço na cidade de Miranda do Douro, dado que é uma porta de entrada no Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). Este projeto permitiu reabilitar dois percursos temáticos no Carrascalinho e outro entre Aldeia Nova e Pena Branca, assim como a instalação de contadores que vão fornecer dados sobre as visitas ao território”, indicou.

O secretário-técnico da AEPGA indicou também que o Centro de Apoio ao Caminhante disponibiliza informações sobre os 30 percursos pedestres existentes nos quatro concelhos do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI). São eles: Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo-de-Espada-à-Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

“No Centro de Apoio ao Caminhantes, os visitantes podem consultar a informação disponível, selecionar os percursos e através de QR Code podem exportar essa informação para um e-mail ou mensagem WhatsApp, podendo assim planear as suas visitas”, explicou.

O Projeto “Visitec|PNDI” é desenvolvido pela AEPGA, em parceria com a Palombar, a freguesia e o município de Miranda do Douro e pretende melhorar as condições de visitação do território, através de infraestruturas existentes e a integração de tecnologia.

HA e Lusa

Deixe um comentário