Algoso: Sábado de Aleluia, Missa da Ressurreição e Mercado Medieval animaram a Páscoa
Em Algoso, apesar da chuva e do frio que se fez sentir no fim-de-semana de Páscoa, o anúncio da Ressurreição do Senhor foi celebrado com a procissão noturna do “Sábado de Aleluia”, a Missa da Ressurreição e o Mercado Medieval que trouxe muita animação a esta aldeia histórica, do concelho de Vimioso.
O “Sábado de Aleluia” consiste numa procissão noturna até à capela de Nossa Senhora da Assunção, edificada junto ao castelo, para aí cantar a alegria da Ressurreição de Jesus. A celebração religiosa iniciou-se na igreja matriz de Algoso, com a benção da água e aspersão do povo. Seguiu-se depois a peregrinação até ao alto do castelo, num percurso de 1,5 quilómetros, durante o qual centenas de pessoas, entre eles muitos jovens, entoaram cânticos (alvíssaras) e rezaram o terço.
Chegados à capela de Nossa Senhora da Assunção, o povo continuou em oração e aguardou pela meia-noite, para celebrar a Ressurreição de Jesus. Às 00h00 de Domingo, os sinos da aldeia começaram a repicar e um grupo de gaiteiros entoou o “Aleluia”, do alto do castelo iluminado. A celebração no castelo encerrou com o lançamento de fogo de artifício e o regresso à aldeia, com cânticos de Aleluia.
No Domingo, a missa de Páscoa da Ressurreição do Senhor, em Algoso, celebrou-se às 14h00, na igreja matriz.

Em Algoso, a festa da Páscoa prosseguiu com a animação do mercado medieval, que durante o fim-de-semana atraiu à aldeia muitos visitantes e curiosos.
A presidente da Freguesia de Algoso, Cristina Miguel, salientou que o objetivo é promover o património histórico da localidade, onde se destaca o castelo do século XII, o pelourinho, a ponte medieval, a Fonte Santa e a antiga Câmara Municipal.
“Apesar das condições atmosféricas, conseguimos celebrar a Páscoa da Ressurreição do Senhor, com o Sábado de Aleluia, numa procissão noturna que juntou centenas de pessoas. Por outro lado, no Mercado Medieval, a população de Algoso e os muitos emigrantes que nos visitam na Páscoa, vestiram-se com os trajes medievais para participar e animar o evento”, indicou Cristina Miguel.
De visita ao Mercado Medieval, o presidente do município de Vimioso, António Santos Vaz, referiu que a estratégia da autarquia é valorizar e promover os recursos de cada localidade do concelho.
“À semelhança do que acontece noutras localidades do concelho como Argozelo, Angueira, Caçarelhos, Santulhão, Carção, Avelanoso e Vilar Seco, o município apoia as respetivas freguesias, na organização de eventos que promovam o desenvolvimento local. Desta vez, é em Algoso, com o Sábado de Aleluia e Mercado Medieval, pois aqui existe um significativo património histórico e cultural que importa preservar e dar a conhecer”, justificou o autarca.
Quem visitou Algoso, durante o fim-de-semana de 19 e 20 de abril, teve a oportunidade de adquirir produtos locais e regionais, peças de artesanato e saborear alguns dos pratos gastronómicos da região.
Outra atração do Mercado Medieval foi a constante animação: a música dos gaiteiros, o teatro de rua, os malabaristas e trapalhões, os cavaleiros, a falcoaria, os espetáculos de fogo, os jogos tradicionais, o carrossel medieval e os animais, foram algumas das atrações.
Na tarde de Domingo, o maior destaque foi a dança do “S’embarca”, pela alegria que gerou nas dezenas de casais, que dançaram ao longo de um percurso pela aldeia.
O evento “Sábado de Aleluia & Mercado Medieval” foi organizado pela União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva e contou com o apoio do município de Vimioso. A realização do evento religioso e cultural contou também com a colaboração da Unidade Pastoral de Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Algoso e das associações Palombar, AEPGA e Corane.





































































HA