Miranda do Douro: Feira da Bola Doce dá sabor à Páscoa

No fim-de-semana de Páscoa, a cidade de Miranda do Douro é o palco da Feira da Bola Doce Mirandesa, um certame que visa promover este ícone da doçaria tradicional e outros produtos, como o folar de carne e o artesanato, animados pela música tradicional e as danças dos pauliteiros.

O certame decorrre de 17 a 19 de abril, no Jardim dos Frades Trinos, em Miranda do Douro e conta com a participação de uma centena de expositores.

Na feira, os visitantes têm a oportunidade de adquirir a bola doce mirandesa, assim como produtos locais e regionais como o folar de carne, pão tradicional, fumeiro, licores e vinhos regionais, frutos secos, azeite, peças de artesanato, entre outros produtos.

Segundo a tradição, a bola doce mirandesa é confeccionada com farinha de trigo, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal. A bola doce é feita às camadas, sendo cozida em forno tradicional a lenha.

De 17 a 19 de abril, o evento conta também com a animação dos gupos do concelho, como a Banda Filarmónica Mirandesa, os Pauliteiros de Miranda, a Tuna da Universidade Sénior, Grupo de Danças Mistas do AEMD e L’s Madrigadores.

Outros destaques na Feira da Bola Doce são as sessões de culinária protagonizados pelos Chef´s Marcelo Dias, Lídias Brás e Marco Gomes, nos dias 17, 18 e 19 de abril, respetivamente.

Segundo o programa, na Feira da Bola Doce estão ainda previstos uma peça de teatro “Empresta-me a tua mulher”, a apresentação do livro “Hospital das Alfaces” e os concertos musicais de Nena e os D.A.M.A.

Na cidade de Miranda do Douro, o programa religioso do Tríduo Pascal inclui na tarde de quinta-feira Santa, dia 17 de abril, a missa vespertina da Ceia do Senhor, às 21h00, na igreja da misericórdia. Na Sexta-feira Santa, o largo Dom João III é o palco da dramatização da “Paixão de Cristo”, seguido da celebração do Enterro do Senhor.

A Feira da Bola Doce é um evento anual, organizado pelo município de Miranda do Douro e que conta com a colaboração das associações culturais do concelho.

HA

Deixe um comentário