Miranda do Douro: Mirandeses recriam a “Paixão de Cristo”
Com o propósito de envolver a população de Miranda do Douro nas celebrações da Semana Santa, vai ser representada a “Paixão de Cristo”, um espetáculo de teatro religioso agendado para a Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, no Largo Dom João III, no centro histórico da cidade de Miranda do Douro.

A encenação da “Paixão de Cristo” é organizada pela freguesia de Miranda do Douro, em parceria com associação Mirandanças e a Banda Filarmónica Mirandesa.
O elenco do teatro religioso é formado por meia centena de pessoas, entre adultos, jovens e crianças provenientes das várias freguesias do concelho de Miranda do Douro, que assumem o papel de atores e figurantes.
Os ensaios da “Paixão de Cristo” realizam-se duas vezes por semana, nas tardes de Domingo e nas noites de quarta-feira, no palco do auditório municipal, em Miranda do Douro.
De acordo com Cristina Carvalho, da freguesia de Miranda do Douro, a organização do evento implica um significativo investimento por parte da autarquia, na instalação do palco e na contratação de serviços como a iluminação, som, filmagens, vestuário e vários adereços.
“O espetáculo tem a duração de cerca de três horas e retrata momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como a recriação da Última Ceia, o Lava-pés, a entrada de Jesus em Jerusalém e a Crucifixão, Morte e Ressurreição de Jesus”, indicou Cristina Carvalho.
Dado o interesse do público pelo espetáculo “Paixão de Cristo”, no decorrer da Semana Santa, está também agendada uma atuação na igreja matriz de Vimioso, no dia 16 de abril.
Na cidade de Miranda do Douro, as celebrações da Semana Santa decorrem de 13 a 20 de abril. No Domingo, dia 13, celebra-se o Domingo de Ramos. O Tríduo Pascal inicia-se na Quinta-feira Santa, dia 17 de abril, com a celebração da eucaristia, o rito do Lava-Pés e a transladação do Santíssimo.
