Argozelo: Chegas de touros encheram a Feira da Rosquilha

No fim-de-semana de 5 e 6 de abril, aquando da realização da XVIII Feira da Rosquilha, a vila de Argozelo, no concelho de Vimioso, recebeu a visita de milhares de pessoas para visitar o certame e assistir às “renhidas” chegas de touros de raça mirandesa.

As tradicionais chegas de touros mirandeses são um espetáculo de força e virilidade que desperta o interesse do público.

Durante dois dias, a XVIII Feira da Rosquilha, em Argozelo, contou com a participação de 40 produtores locais e regionais e um variado programa de atividades. No sábado dia 5 de abril, os maiores destaques do evento foram o Passeio de Todo-o-Terreno (TT), a atuação do Rancho Folclórico de Vimioso e o concerto musical dos Irmãos Coragem.

No Domingo, dia 6 de abril, a celebração da eucaristia no recinto da feira, seguida da apresentação da Confraria da Rosquilha e as chegas touros trouxeram milhares de pessoas a Argozelo, que este ano celebra o 24º aniversário de elevação à categoria de vila.

No recinto da feira, a padaria de São José, de Argozelo, foi um dos produtores locais que participaram na XVIII Feira da Rosquilha. Na montra da padaria, havia rosquilhas, pão, folar, económicos, pão com chouriço e bola de carne. Sobre a nova Confraria da Rosquilha, a padaria São José, felicitou a iniciativa que vai assegurar a preservação da receita e da confeção deste doce tradicional, para depois o promover em feiras regionais, nacionais e internacionais.

Do lado do público, Gualdino Flores veio de Bragança até Argozelo para visitar a XVIII Feira da Rosquilha. O visitante brigantino considerou um evento uma boa iniciativa, tendo aproveitado a oportunidade para comprar as tradicioanais rosquilhas e também alcaparras.

A senhora Teresa, veio da aldeia de Veigas (Quintanilha) para visitar pela primeira vez, a Feira da Rosquiha, em Argozelo. Disse ser uma apreciadora deste tipo certames que dão destaque aos produtos locais e regionais, tendo adquirido rosquilhas e queijo.

De Vilar Seco (Vimioso), Maria João Rodrigues, também foi uma estreante na Feira da Rosquilha e mostrou-se muito agradada com a montra de produtos e o programa de atividades. Dada a proximidade da Páscoa, aproveitou para comprar o folar.

Todos os anos, a Feira da Rosquilha é organizada pela freguesia de Argozelo e conta com o apoio logístico e financeiro do município de Vimioso.

No encerramento da XVIII Feira da Rosquilha, o presidente de freguesia de Argozelo, José Miranda, vincou que a finalidade deste certame, que inclui atividades desportivas, musicais e etnográficas, é sobretudo a promoção dos produtos e tradições locais.

“Das várias feiras que se realizam no concelho de Vimioso, a Feira da Rosquilha, em Argozelo, é talvez a que atrai mais gente, dada a vizinhança com os concelhos de Bragança, Espanha e Macedo de Cavaleiros”, afirmou.

Questionado sobre o desenvolvimento deste certame que já vai na 18º edição, o autarca de Argozelo, indicou que há a pretensão de construir um pavilhão multiusos na vila, para facilitar a organização deste tipo de eventos.

“Em Argozelo, precisamos de um pavilhão multiusos, para realizar este tipo de eventos, assim como para a prática desportiva. Com um pavilhão, vamos poupar cerca de 10 a 12 mil euros por ano, no aluguer das atuais tendas”, adiantou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, António Santos Vaz, referiu que estas feiras são um investimento que traz retorno económico, turístico e social às várias localidades do concelho.

“As feiras dedicadas aos produtos e tradições locais dão uma enorme visibilidade às várias aldeias e vilas do concelho. Este movimento de pessoas e bens contribui para a dinamização da economia do concelho e é um incentivo para os produtores e artesãos locais. Simultaneamente, estas feiras, são oportunidades de encontro e confraternização entre as gentes locais e os muitos visitantes de outras localidades”, concluiu.

Os Pauliteiros de Miranda (Sendim) animaram a Feira da Rosquilha, na tarde de Domingo, em Argozelo.

HA

Deixe um comentário